sábado, 5 de outubro de 2013

[RELATO] Acelerando na Indy Run


Olá amigos, menos de uma semana após me aventurar em Porto Alegre, o próximo compromisso estava marcado: presença confirmada na “São Paulo Indy Run 8K”, que aconteceu no dia 04/05/13, véspera da prova de automobilismo denominada “Itaipava São Paulo Indy 300”. Trata-se de um evento muito bacana, além de ser à noite (largada às 19h00), a inscrição garante a entrada para assistir o treino classificatório. Paguei o valor de R$ 105,00, se colocarmos na ponta do lápis, até que o custo foi razoável, pois incluía a entrada para assistir o treino oficial no sábado. O kit, conforme vocês poderão ver na foto postada aqui, continha uma camiseta (não gostei, curta demais por ser tamanho “M”) e dois pacotes de biscoitos dispostos numa sacolinha personalizada.


Cheguei por volta das 14h30, a temperatura estava ótima, naquele dia o sol não seria o problema, só não queria que esfriasse muito, afinal, não é legal correr a noite com frio. Encontrei várias pessoas por lá, entre eles o meu amigo William Sales e o Corretor Corredor, com todo seu alto astral fotografava tudo e todos. Não havia almoçado, fui procurar algo para comer e nesse momento esqueci o quanto é caro a alimentação nesse tipo de evento. Uma lata de refrigerante custando horrores, enquanto que o hot-dog não ficava por menos. Fazer o que, estava com fome e não podia ficar muito tempo naquele estado, tinha que ocupar o estômago com alguma coisa que não atrapalhasse na hora da corrida.



Além da prova de automobilismo, o espaço dentro do Anhembi tinha muitos estandes, com vários anunciantes, não entrarei em detalhes porque as fotos são atrativas e ajudou passar o tempo (risos). Já havia participado uma vez dessa prova, em 2011, nos mesmos moldes, exceto que naquele ano ganhamos de presente o direito de assistir gratuitamente a Fórmula Indy no dia seguinte. Já estava anoitecendo quando a tenda de retirada do chip de cronometragem, bem como o guarda-volumes passou a operar, nesse instante encontrei uma amiga que não via há tempos, a Roberta Fabbri, que participa frequentemente das corridas paulistanas. Quando o relógio caminhava para as 19h00, guardei as minhas coisas e fui para o local de concentração.



A largada ocorreu na reta do “samba”, ala onde ocorrem os desfiles do carnaval paulista, muito iluminado, com as arquibancadas parcialmente preenchidas e muita animação por parte dos atletas. O percurso consistia em duas voltas de 4Km, portanto, teríamos a oportunidade de correr duas voltas no circuito em que os carros atingem uma velocidade de cerca de 300Km/h. Impossível não sentir um “frio na barriga”, ainda mais por fazer parte de algo tão grandioso. Podia chegar aqui e criticar o atraso na largada, visto que a Rede Bandeirantes de televisão transmitiria esse momento ao vivo em sua grade de programação. Todos nós sabemos como funciona esse negócio de audiência e tal, portanto, a emissora “liberou” a largada uns quinze minutos depois, para alegria da galera.



Percorri a primeira parte em ritmo moderado, fazendo um trocadilho com os carros, usando aquela volta para o “aquecimento dos pneus” (risos) e também para conhecer o “traçado”. Depois da reta inicial, uma chicane seguida do trecho da “marginal”, em que corremos às margens do Rio Tietê. Os postos de água estavam abarrotados de água, creio que não tenha faltado a ninguém, além de muitos fotógrafos espalhados pelo percurso. Achei o trecho da marginal um tanto escuro, não sei se foi por causa da adaptação que ocorre exclusivamente por causa do evento ou se é um problema a ser averiguado pela fiscalização municipal. A segunda metade foi muito mais divertida que a primeira, resolvi acelerar, acho que foi a minha melhor volta (risos), não sei se cravei a pole position, mas representei bem o bairro de Pirituba (risos).



No final, cruzei a linha de chegada com o tempo de 38 minutos, sei que já fiz melhor em outros tempos, mas fiquei contente, pois o meu corpo tem desenvolvido a capacidade de percorrer maiores distâncias com o custo de diminuir a velocidade. Descobri também que os cem primeiros atletas ganharam ingresso para assistir a corrida no dia seguinte, passei perto fiquei na 142ª posição, de um total de mais de mil participantes. Devo dizer que adorei correr mais uma vez naquele circuito, ainda mais porque apresentou uma ótima estrutura, além de um isotônico ao final, acompanhado de uma bela medalha.



Para finalizar, gostaria de comentar um assunto que envolve o trânsito da região: enquanto o evento no Anhembi ocorria de maneira satisfatória, o mesmo não podia ser dito a respeito da lentidão do trânsito na marginal, já que uma faixa inteira da marginal havia sido adaptada para compor o circuito da prova de automobilismo. Entendo que o turismo geral grandes receitas para a cidade, pois movimenta o capital interno e externo, no entanto, deveria haver uma forma (eu não sei qual a melhor) de fazer com que o trânsito seja controlado, evitando assim, problemas de toda natureza, além dos riscos que um engarrafamento possa trazer ao condutor.


Mais uma medalha para a coleção e outra boa história para dividir com os amigos, assim foram os 8Km da São Paulo Indy Run. Já na semana pós-prova, recebi a excelente notícia de que as fotos seriam disponibilizadas gratuitamente e em alta qualidade. Só posso dizer uma coisa: evento APROVADO!

Informações sobre a prova: http://blogs.band.com.br/indyrun/

No próximo relato, contarei os detalhes da minha participação no Circuito Popular de Corrida de Rua da Cidade de São Paulo – etapa Vila Maria.

2 comentários:

  1. Uhuuu, velocidade na veia é com vc e, claro, representou muito bem Pirituba!!! Linda medalha mesmo!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, descobri que meu bairro não é Pirituba, mas "São Domingos", o IPTU fez essa "oportuna" correção para mim. Sim, é uma corrida excelente, vale a pena sentir a energia do lugar, já que no dia seguinte abrigou a etapa brasileira da Indy 300. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir