quarta-feira, 15 de agosto de 2012

[RELATO] XVII Corrida Corpore Bombeiros

Olá corredores, dando continuidade ao agitado final de semana, após ter participado no sábado (30/06) da equipe de revezamento 24 horas de Corrida na Pista, chegou a vez de encarar os 10Km da 17ª edição da Corrida Corpore Bombeiros. A retirada do kit ocorreu no sábado, no Comando Militar do Sudeste, próximo ao Parque do Ibirapuera. A prova dos bombeiros não é nova para mim, já corri algumas vezes, porém, fazia uns três ou quatro anos que não marcava presença. A arte da camiseta foi um tanto inusitada, pois veio com o nome e emblema “invertidos”, podendo ser lida corretamente apenas defronte a um espelho.
Museu do Ipiranga
Manhã de domingo
Não precisei acordar muito cedo, visto que a largada estava prevista para ocorrer as 08h00. A concentração do evento ocorreu no Parque da Independência, onde está localizado o Museu do Ipiranga. A temperatura contribuiu mais uma vez, com céu “aberto” e com o sol “sorrindo” para os corredores naquela manhã. A largada ocorreu na Avenida Nazaré, em aclive, algo difícil de acontecer na maioria das provas. O meu número de peito, na cor azul, me permitiu largar na Elite B, praticamente no final da subida, sendo possível inclusive, realizar um breve aquecimento nesse espaço (que é reservado aos atletas com determinado índice). Corri com a camiseta do evento da “Virada Esportiva”, que recebi no dia anterior, em homenagem ao final de semana de esportes por toda a cidade.
Arte da camiseta
Mapa do percurso
Tive que imprimir um ritmo forte na largada para não ser “atropelado” pelos atletas que estavam no pelotão geral, no entanto, a tônica da prova dali em diante foi correr de maneira confortável, preservando a musculatura, em função das últimas provas realizadas num curto espaço de tempo. A Corpore firmou-se como a organizadora “espelho”, pelo padrão de excelência de seus eventos, onde raramente ocorrem erros, apesar do aumento considerável do valor das inscrições. Voltando “a corrida”, o percurso foi um sobe e desce pelo bairro do Ipiranga, até seguirmos para a Avenida Dom Pedro I, onde o “zigue-zague” montado por cones e delimitado por fitas de marcação foi possível observar o exacerbado número de participantes.
Em ação...
Após a prova
Os postos de água foram distribuídos de maneira rápida e eficiente, ao final desse “ida e volta”, foi o momento de encarar a subida da Avenida Nazaré desde o início. Por ter largado no final da subida, evitei correr duas vezes esse trecho, porém, seria a repetição para a maioria dos corredores (dependendo da posição que cada corredor largou). A minha condição física estava com uma boa reserva, percorri a Avenida Nazaré sem hesitação, recebendo uma resposta positiva da musculatura. A prova em si não apresenta grandes de dificuldades, porém, não é a melhor escolha para baixar tempos, visto ser um percurso irregular em vários momentos. Completei os 10 quilômetros com o tempo líquido de 52 minutos e 56 segundos, para um ritmo de 05:17min/Km.
Após a prova
Medalha
Ao final, recebi isotônico (Gatorade) no copo e uma bela medalha com o brasão do Corpo de Bombeiros (02 de julho). Havia uma exposição de carros antigos dos bombeiros, desde os primórdios até os dias atuais. Não fiquei para a cerimônia de premiação, resolvi retornar rapidamente para casa e aproveitar o restante do domingo para descansar. As críticas que faço são positivas, o evento estava bem organizado, desde os staffs ao longo do percurso e os demais pontos como: arena, banheiros químicos e locução do evento. Não posso deixar de mencionar a celeridade da Corpore na divulgação dos resultados, quando cheguei em casa já pude conferi-los pela internet.

Exposição de carros antigos
Exposição de carros antigos
Só um adendo: nos meus relatos procuro contar a prova da visão do corredor amador, por uma questão de hábito e não por desdém, acabo não falando daqueles que subiram ao pódio (exceto quando este humilde blogueiro consegue tal façanha). Deixo o meu registro parabenizando os vencedores e enaltecendo esses feitos, pois concluir uma prova de 10Km abaixo de 30 minutos é algo “surreal” para a maioria dos praticantes de atividade física, pois exige muito do nosso corpo. Aqueles que quiserem contar suas histórias, escrevam para mim: danielrunning@live.com
Parque da Independência
Parque da Independência
No meu próximo relato, contarei a ótima experiência de ter participado da MEIA DE SAMPA, mais uma prova inaugural no calendário paulistano.

Um comentário:

  1. Dan, vc deve estar treinando, correndo, pra ser o proximo ironman, assim q o Robert Downey Jr, se aposentar vc jah tah prontinho!!! Brincadeirinha, mas serio, parabens mesmo, adorei seus comentarios sagazes! E achei q tivesse feito meu comentario, mas....ta vakendo, bjs

    ResponderExcluir