domingo, 12 de agosto de 2012

[RELATO] 24 horas de Corrida na Pista – Virada Esportiva 2012


Olá amigos, como parte da programação da Virada Esportiva 2012, que ocorreu nos dias 30/06 e 01/07, fui convidado a participar da corrida de revezamento “24 horas de Corrida na Pista”, que ocorreu no Parque Esportivo dos Trabalhadores, antigo CERET, na zona leste de São Paulo. O responsável pela montagem da equipe de 24 atletas ficou por conta do Jorge de Jesus e a logística a cargo do Ronaldo da Fonseca. O revezamento começou as 14h00 do sábado (30/06), na pista de atletismo do PAT.
Parque Esportivo dos Trabalhadores
Local do revezamento
Pela distribuição realizada, o meu pedido foi atendido e consegui correr no sábado, já que estava inscrito para a corrida dos bombeiros no domingo. O meu horário de entrada no revezamento ficou definido para as 17h00, sendo assim, tive a parte da manhã livre para ir buscar o kit da corrida do dia seguinte. Duas situações inéditas: foi o meu primeiro revezamento com esse número de participantes e também a primeira vez no ano que corri uma prova com largada às cinco da tarde.
Montagem da estrutura da equipe
Concentração do evento
A divulgação e organização do evento ficaram por conta do Fausto Ferrarias que, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, conseguiu proporcionar a gratuidade da inscrição. O clima do sábado estava o melhor possível, muito sol e sem previsão de chuvas. Saí de casa por volta das 14h30, para chegar ao local do evento, fui obrigado a pegar três conduções diferentes: ônibus, metrô e micro-ônibus, onde o trânsito quase causou o meu atraso. Faltando pouco mais de vinte minutos para a minha entrada na pista, cheguei ao antigo CERET, que até aquele momento não conhecia.
24 horas de Corrida na Pista
Ronaldo e a prancheta cheia de "estratégias"
Encontrei o pessoal da equipe, conversei rapidamente com o Ronaldo, que me explicou como funcionava aquele revezamento e assim, me troquei e segui para o local reservado para a substituição dos atletas. O antecessor que estava na pista era o meu amigo Tiaguinho “Stallone”, atleta e circense amador, que corria num ritmo forte naquele momento. Fui privilegiado por entrar na prova ainda sob luz natural e a medida que o tempo foi passando, os refletores foram sendo acionados e a noite foi surgindo até remeter-se a sua totalidade.
Eu na pista
Em ação...
O meu rendimento na primeira metade foi razoável, mesmo não contando as voltas, percebi que estava mais veloz que boa parte dos corredores que estavam na pista, ainda sim, havia atletas com alta performance, usando aqueles 400 metros (dimensão da pista) para verdadeiros “tiros”. Havia outros tipos de revezamento, todos com menor número de atletas por equipe, por conta disso, eu não conseguia visualizar quem estava competindo na minha categoria (24 atletas). Por obra do acaso reconheci o boné do “Mountain Do - Campos do Jordão” com uma menina (Tania), que mais tarde tornou-se minha amiga via Facebook. O engraçado foi que, a cada volta que eu dava sobre ela (umas três ou quatro no total), eu perguntava uma coisa diferente a seu respeito – risos.
Durante a noite
Com o Fausto Ferrarias (organizador do evento)
Já nos trinta minutos finais, imprimi um ritmo forte, a musculatura respondia positivamente, forcei e passei a correr para aproximadamente 4:15min o quilômetro (apesar de não ter relógio, era a sensação corporal). Acredito ter completado mais de 30 voltas, porém, nunca terei essa certeza, pois a organização não disponibilizou os tempos por hora. Passei o bastão do revezamento para o corredor seguinte, o Felix, que já me aguardava pontualmente no local da troca. Ao final, havia Gatorade e água a vontade para os atletas. Recebi uma bela camiseta (de algodão, mas o clima era de ser o menos exigente possível) e uma bela medalha (qualidade superior a de alguns eventos pagos).
Jorge e o Ronaldo
Eu...
Antes de ir embora, conversei com alguns amigos e conhecidos, e com o Jorge, que organizou o nosso revezamento e tinha acabado de chegar de uma Ultramaratona de 6 horas em São Bernardo do Campo. O revezamento prosseguiu sem a minha presença, mas com o meu total apoio a todos que participaram e se empenharam ao máximo para percorrer o maior número de voltas possível. Os números finais foram empolgantes: das 17 equipes de 24 atletas, ficamos na 7ª colocação, com um total de 236Km percorridos em 590 voltas. Gostei de ter participado pela primeira vez em um evento da “Virada Esportiva”, não tenho críticas a fazer, exceto pela divulgação do resultado, que poderia ter sido dividido por hora, assim cada um saberia o número de voltas que correu.
Medalha
No próximo texto, contarei como foi correr um dia após o revezamento da Virada Esportiva: a tradicional corrida dos bombeiros. Não percam!

2 comentários:

  1. Dan, ate virada esportiva??? Parabens por esta tb, e olha soh, diga-se de passagem que essa medalha eh super diferente!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Daniel,
    Deve ter sido uma ótima prova! Parabéns por todo empenho!
    Tenha uma ótima semana e bons treinos!

    ResponderExcluir