segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

[RELATO] Correndo (e agora nadando!)

Olá amigos, estamos em pleno carnaval, período de festas e mais festas. Muitas pessoas escolhem a praia para curtir o feriado, outros vão curtir na própria “avenida” e também existem aqueles que intensificam os treinos como forma de preparação para os próximos desafios. Por incrível que pareça não me encaixo em nenhum desses grupos, tomei a decisão de suspender os treinos por alguns dias e curtir o feriado prolongado descansando no aconchego do lar. A temporada será desgastante, está muito difícil escolher as provas, visto as inúmeras boas opções que vão surgindo no calendário esportivo. Prefiro passear em épocas alheias aos feriados e qualquer ocasião que cause grande concentração de pessoas no mesmo ambiente, é desagradável a pessoa em pleno gozo de divertimento encarar longas filas para comprar alguma coisa, dificuldade de locomoção em supermercados e shopping, por isso, não “sofro” pela opção de permanecer em casa. 
Com a instrutora Gabriela (fonte: Autor)
Tenho corrido ininterruptamente nos últimos onze anos, não preciso aqui afirmar que correr é bom demais, isso é óbvio, ocorre que há cerca de um ano descobri uma modalidade aquática muito benéfica para o corpo: o Deep Running. Correr dentro d’água é algo sensacional, pois além de não trazer impacto, melhora o condicionamento cardiorrespiratório, auxilia a corrigir a postura, e também faz com que o nosso desempenho melhore nas corridas ou em outra modalidade. Fiz Deep Running por duas razões: a primeira foi de cunho clínico, pois estava com uma pequena lesão no tendão e tornozelo. Já a segunda foi por pura e espontânea vontade de permanecer fazendo algo que confortava o meu corpo, principalmente na questão regenerativa, após as ter participado das corridas de média e longa distância. Porém, ainda sentia a necessidade de fazer algo que trabalhasse mais o meu corpo na água.
Com o instrutor Rodrigo (fonte: Autor)
Foi aí que aos poucos comecei a amadurecer a idéia de iniciar a natação. Lembro que, aos meus doze ou treze anos cheguei a fazer natação por alguns meses, mas acabei não dando continuidade, lembro que minha mãe não tinha condições à época de pagar. O tempo passou e a natação acabou caindo no esquecimento. No final do ano passado, mais precisamente no final de novembro, iniciei as aulas de natação. Tive que abdicar do Deep Running, pois estava na musculação, nas aulas de boxe, no yoga e nos demais compromissos diário. Já que o dia não passa de vinte e quatro horas, seria realmente necessário abrir mão de alguma coisa. Fui até a loja Centauro providenciar uma touca e um par de óculos, a ansiedade era grande.
Nado crawl (fonte: Autor)
As duas primeiras semanas de aula de natação foram uma verdadeira “negação”, a paciência que os instrutores Rodrigo e Gabriela tiveram em me ensinar são dignos de medalha (risos). Lembro que não conseguia bater as pernas dentro da água, os braços não tinham sincronia com as pernas, quando os membros superiores faziam o movimento, os membros inferiores paravam e daí a pior. Engoli tanta água que eu parecia o “cloro” em pessoa, eu me esgotava ao extremo de tanto bater as pernas e não saía do lugar, isso me impacientava de tal forma a ponto de ter pesadelos com aquilo. Medo de água eu nunca tive, tenho conhecimento dos diversos casos de pessoas que sofreram ou sofrem com essa fobia, porém, o meu problema estava mesmo em deixar o corpo “relaxado” na água. Estava muito tenso e isso limitava a minha flutuação. Os pés terminavam em não fazer o movimento de “remo”, ficavam rígidos que chegaram a dar câimbras.
Nado costas (fonte: Autor)
Só sei que foram duas semanas muito difíceis, mas em nenhum momento pensei em desistir. Com isso, cheguei até a fazer aulas em dois períodos no mesmo dia, de manhã e à noite, tamanha era a minha vontade de desenvolver logo o aprendizado. A respiração lateral também foi outra coisa que precisava fazer corretamente, na hora de respirar eu estava levantando a cabeça, sendo que o correto seria apenas virar a cabeça para o lado sem tirá-la do lugar. Nadar não é difícil, porém, não basta cair na água e sair fazendo os movimentos, tudo envolve percepção, coordenação motora, flexibilidade e um bom condicionamento físico. A natação também propicia uma espécie de “fuga”, na qual você fica debaixo d’água totalmente absorto em pensamentos, reflexões e também concentrado. Só não pode esquecer de respirar (risos).
Tentando manter a sincronia nas braçadas (fonte: Autor)
Quando completei um mês, já parecia outra pessoa na água, era visível a minha evolução. A “briga” agora seria com a capacidade de respiração (resistência) e o aprimoramento da sincronia. Os instrutores passaram a exigir mais, aumentando as metas diárias. Adaptei-me rapidamente ao nado de costas, apesar de que, vez ou outra ainda engulo água (risos). Eu me sentia cada vez mais confortável na piscina, é verdade que ainda faltam alcançar novos objetivos, um deles será quando eu for “promovido” à piscina maior da academia, pois a que eu nado, é chamada de piscina para iniciantes. Não tenho pressa já que, nas aulas matutinas, praticamente fico sozinho na piscina enquanto na piscina maior a concorrência é grande e, dependendo do horário, nem sempre tem espaço para nadar.
Nado crawl (fonte: Autor)
Na última semana, antes desse feriado carnavalesco, levei a minha câmera e aproveitando a oportunidade de estar sozinho na piscina, pedi à instrutora Gabriela que me fotografasse e até filmasse, com o objetivo de escrever este texto para o blog. Sei que ainda falta muito para eu atingir a plenitude dos movimentos da água, porém, quero dividir com os amigos leitores essa experiência que iniciei há três meses. Levando em consideração que, há exatos noventa dias, eu mal conseguia “bater as pernas” na água, acredito que obtive uma considerável evolução. Com este texto, quero mostrar a todos a importância da natação na rotina de qualquer pessoa, seja ela sedentária, seja ela praticante de atividade física. Ainda não penso em fazer duathlon ou mesmo triathlon, isso é algo que calculo experimentar após os 30 anos (atualmente estou com 27).

Observem alguns vídeos:

Vídeo 1:

Vídeo 2:

Vídeo 3:

A partir de março, terei novas planilhas de treinos na academia, elaboradas pela personal trainner Marisa Barbin (Bodytech), bem como um acompanhamento técnico à distância com os instrutores de corrida de rua, da academia Bodytech, William e Tatiana Cajado, cujos treinos ocorrerão sempre aos sábados na Cidade Universitária. O meu próximo desafio será a 2ª etapa da Copa Paulista de Corridas de Montanha, que ocorrerá em São Sebastião, no dia 26/02/12. 

6 comentários:

  1. Oi Daniel,
    Que legal que está fazendo natação, isso só irá acrescentar benefícios na sua vida de corredor. Também gosto muito de nadar, não frequento nenhuma academia e aulas específicas, mas toda semana, pelo menos uma vez vou ao Sesc e dou a minha "nadada" rsrs. É muito bom para relaxar e se recuperar de outras atividades mais desgastantes.
    Parabéns pela evolução nas aulas!
    Bons treinos!

    ResponderExcluir
  2. E aí, Daniel? Parabéns pelo blog! Está bem legal! Abs

    ResponderExcluir
  3. AONDE......Ficar em casa em pleno carnaval, morando em Salvador é até pecado. Dá não. Duvido que se tivesse aqui não sairia.

    Parabéns pelas aulas de natação.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Vc é animado! Muito mais que muito carnavalesco ! Bom feriado :)

    ResponderExcluir
  5. Dan, nem com a câmera vc se intimida, hein? Deu suas braçadas na boa, Mr. Cloro, rsrs, pelo menos não esqueceu de respirar, e qdo vc for prá piscina dos adultos, ops, desculpa prá dos "veteranos", manda outro filminho de comemoração!!!! Heeeeee

    ResponderExcluir
  6. Cara vc tem mais energia que muito folião por aí...

    Manda bronca...

    Abs

    Fábio
    www.42afrente@blogspot.com

    ResponderExcluir