sábado, 18 de fevereiro de 2012

[RELATO] Circuito do Sol (ou da chuva?) - etapa São Paulo


Olá amigos, o verão na cidade de São Paulo tem apresentado dias de muito calor, algumas situações já conhecidas, com temperaturas altíssimas, deixando o dia abafado, seco e muito quente. E nesse cenário não poderiam faltar as chuvas, que geralmente tem ocorrido nos finais de tarde. As chuvas na capital paulista assustam, pois, somado às fortes ventanias, ganham grandes proporções e causam vários estragos. O Circuito do Sol, como o título sugere, ocorreu em quatro capitais (Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo), seguindo a ordem citada, em finais de semana alternados. O slogan da prova foi “Correr faz bem. Com sol bem mais”, não cheguei a verificar a condição climática das provas que antecederam a de São Paulo, mas é certo afirmar que o anfitrião do evento, o sol, não deu as caras por aqui no dia 12/02/12.

Depois de ter participado de uma prova complicada em Mairiporã/SP (Copa Paulista de Corridas de Montanha), que aconteceu no dia 29/01/12, prossegui com os treinos diários na academia, sendo divididos entre: fortalecimento muscular, natação e corridas ao ar livre no Parque do Povo. Decorrido três dias após a corrida em Mairiporã, ainda sentia resquícios na musculatura dos membros inferiores (principalmente na coxa e na região atrás dos joelhos), tanto que fui buscar “refúgio” nas atividades aquáticas. Inicialmente, não estava nos meus planos participar do Circuito do Sol, porém, graças ao incentivo da minha amiga Kelly Duarte, resolvi marcar presença no evento.
Kit de participação (fonte: Autor)
A retirada do kit aconteceu na loja “Mundo Corrida”, localizada na Avenida Brigadeiro Luis Antonio, no bairro do Jardim Paulista. Compareci no primeiro dia de entrega, na sexta-feira (10/02), chegando lá tive a grata surpresa de encontrar a minha amiga Jacke Jense, que estava ali pelo mesmo motivo que eu. Havia várias coisas legais no kit, desde a sacola personalizada do evento, número de peito, camiseta regata na cor branca, boné, um squeeze, uma revista O2 e propaganda os patrocinadores. O chip de cronometragem seria retirado apenas no dia da prova. Feito isso, aguardei o final de semana chegar.

No sábado, véspera do evento, fui até a USP pela manhã conhecer o grupo de corrida organizado pela Academia Bodytech. Conheci os instrutores William e Tatiana, tivemos uma conversa rápida e em poucos minutos iniciei um treino de 8Km após mais de 6 meses sem treinar naquele local. Ao final, preenchi a ficha de ingresso no grupo (pasmem, foram cinco folhas!!!), e a instrutora Tatiana passou uma sequencia de alongamentos. Ainda tive pique de ir à academia para nadar “um pouco” (o que se contabilizou 1000 metros em 1h25). Não preciso dizer que, com tudo aquilo, o sábado já estava ganho. O restante do dia foi de descanso, entre filmes, músicas e internet.
Pacaembu (fonte: Autor)
Concentração dos corredores (fonte: Autor)
Acordei por volta das 05h30, não por receio em perder a hora, mas sim pelo hábito adquirido durante a semana. Calmamente arrumei as minhas coisas e segui para o local da prova. Apesar de ter chovido no sábado, o dia amanheceu já com pinta de que iria esquenta, mesmo estando nublado. A Praça Charles Muller foi novamente o palco principal da concentração do evento. Marca registrada das corridas O2, havia os tradicionais planos de fundo para a galera ser fotografada, além do espaço VIP para assinantes da revista que leva o mesmo nome. Outra atração que vem ganhando espaço nos eventos é a fotografia “oficial” e gratuita do evento, onde é realizado um rápido cadastro e a pessoa é fotografada, recebendo posteriormente, via e-mail, a respectiva foto. O serviço de guarda-volumes estava bem distribuído, bem como a entrega do chip (é uma das poucas que ainda entregam chip no dia da prova). Vale lembra que ainda naquele domingo haveria na parte da tarde o jogo entre Corinthians x São Paulo (que para a minha tristeza, acabou sendo vencida pela equipe alvinegra).
Estádio Paulo Machado de Carvalho (fonte: Autor)
Praça Charles Muller e o Estádio do Pacaembu (fonte: Autor)
A minha largada (10Km) estava prevista para às 08h30, de forma que enquanto aguardava, pude fotografar o evento e arredores (coisa que adoro fazer). Já próximo do início, fiz uso do banheiro químico (sem filas) e guardei as minhas coisas no guarda-volume. A distribuição da largada foi dividida por baias de ritmo, sendo a entrada facultativa, ou seja, por uma questão de bom senso, o locutor pedia para que os mais lentos se postassem mais atrás. Pontualmente às 08h30, dei início à minha terceira corrida no ano. Vale lembrar que praticamente todos os corredores da modalidade “5Km” já haviam terminado, alguns deles se propuseram a correr os 10Km (se eu tivesse com uma carga maior de rodagem nos treinos, teria feito o mesmo).
Durante a corrida (fonte: Ativo.com)
Correndo (fonte: Ativo.com)
A prova transcorreu sem grandes novidades, corri num ritmo entre 5’30 à 5’50 por quilômetro, estava me sentindo muito confortável, minha intenção era mesmo rodar naquela “batida”, sem forçar, afinal, estamos no início de temporada, para tanto, o corpo pedia para não exagerar. Até porque o meu foco em 2012 serão as provas em percurso misto, onde a predominância serão as trilhas, a mata fechada, os morros e tudo o que for para dificultar a conclusão dos objetivos (risos). Encontrei a Jacke Jense pelo caminho, nos idos do Elevado Costa e Silva (popularmente conhecido como o “minhocão”), ela estava concentrada numa meta (visitem o blog dela – Light & Run - para descobrir o que ela buscava na prova). Os postos de hidratação funcionaram bem, pelo menos nas vezes que passei não percebi falhas.
Junto com a minha amiga Jacke (fonte: Autor)
Ao final, cruzei a linha de chegada com o tempo de 58:24, no ritmo previsto (05’50 por quilômetro). Recebi uma bela medalha (muito comentada em meu Facebook), uma garrafa de Powerade, além de frutas à vontade (banana e maçã). Fiz um alongamento e tirei algumas fotos com a Jacke, antes de ir embora. Na verdade, não bem fui embora, dali prossegui até a academia, onde ainda nadei por 30 minutos e finalizei a manhã na sauna a vapor e ofurô do SPA da Bodytech Shopping Eldorado. Antes de voltar para casa, ainda almocei no “Vivenda do Camarão”, onde escolhi um ótimo prato a base de camarão ao molho quatro queijos. Um domingo que não posso reclamar, afinal, tirando a derrota do meu time, tudo havia corrido da melhor forma possível.
Medalha (fonte: Autor)
Gostaria de fazer um agradecimento especial à minha amiga Kelly Duarte, pela amizade e apoio, além de ser uma pessoa muito simpática e que nunca deixa a peteca cair, estando sempre de alto-astral.

No próximo texto, contarei um pouco sobre as minhas atividades aquáticas (natação), tenho até alguns vídeos no qual apareço nadando (tentando), cuja modalidade traz um ganho significativo às condições físicas de qualquer pessoa que o pratica (principalmente para quem corre).

6 comentários:

  1. Daniel! Que corrida linda... parabéns, o kit é fantástico e que legal que encontrou a Jacke! boas corridas! amei este circuito...
    OBS: Não querendo ser chata, mas tire as letrinhas p confirmar o comentário porque é muito ruim digitá-las, no seu há 2 palavras... socorro!!!!

    ResponderExcluir
  2. Daniel parabéns por mais um desafio vencido, prova bem detalhada por vc aqui no Blog, mandou bem camarada agora essa prova este ano deveria se chamar circuito da chuva e não do sol, legal que encontrou com a Jake grande amiga ela...

    Valeuuu

    Bons treinos e bom carnaval,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Daniel,
    Parabéns pela prova e também pelas fotos que tirou. Ficaram muito bonitas!
    Bons treinos!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns por mais uma conquista, seja ela de que tamanho for e isso vale pra Jacke também.

    http://podecorrer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Dan, parabéns, vc conseguiu mais uma, com chuva ou com sol, tanto faz, o importante é o desafio e os objetivos, e isso vc tem. O kelhor é q vc transmitiu virtualmente mais essa experiência. Perfeito. E .... fotos lindas!! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Dani!
    Parabéns por mais essa conquista..
    Muito bacana te encontrar mais uma vez!


    bjs

    ResponderExcluir