domingo, 4 de dezembro de 2011

[RELATO] K42 Adventure Marathon 2011

Tempos difíceis

Olá amigos, faz tempo que não passo por aqui, estou em débito com as pessoas que visitam o blog. O fato que me afastou do blog foi uma contusão que sofri no início de setembro (lesão no tendão da perna direita) e fiquei três meses sem poder correr. Confesso que fiquei um pouco chateado e acabei perdendo um pouco a motivação para escrever. De forma que há duas semanas iniciei um trabalho de fortalecimento muscular, e isso tem me ajudado na recuperação, sendo que estou praticamente sem dores na região afetada. A minha contusão apareceu durante os treinos que eu estava realizando na região do Morumbi, com ênfase em subidas e descidas em solo duro (cimento). Esse período lesionado me proporcionou fazer outras coisas, dentre elas assistir dezenas de filmes (já estou em dia com a filmografia hollywoodiana – risos). Quanto ao relato que trarei a vocês não foi uma experiência minha propriamente dita, mas sim da minha amiga Marta Fiorentini, que correu na desafiadora K42 (Maratona da Patagonia) no dia 12 de novembro de 2011. Tive a oportunidade de correr essa maratona de 2009, por isso que é com orgulho que trago a vocês a experiência vivida por ela neste ano. 

K42 Adventure Marathon 2011

Por Marta Fiorentini
Largada (fonte K42 Series)
Estou aqui pra contar um pouquinho de como foi minha aventura pela K42 Patagônia. Quando surgiu a idéia de ir, não tinha a menor noção do que eu ia passar por lá, uma amiga tinha me falado que era mais fácil que a edição de Bombinhas que eu já tinha feito (como eu tinha conseguido passar por aquilo, Patagônia ia ser moleza – risos). Bom, planejamento feito, treinador comunicado.
Retirada do Kit de particpação (fonte: autora)
Tudo que fiz neste ano foi voltado pra esse desafio, os treinamentos, o reforço muscular, até as provas foram devidamente adaptadas para que tudo ocorresse da melhor maneira possível.  Cheguei em Villa La Angostura na quinta feira (10/11/11) pela manhã, o dia estava lindo e fiquei surpresa em ver que as cinzas que já tinham caído no vilarejo não levantavam poeira, o que o que certamente iria facilitar em muito as coisas. A retirada do kit de participação foi muito organizada. Recebemos a camiseta que deveria ser utilizada na prova, uma meia da marca Salomon (patrocinadora oficial do evento), boné, chocolate e o número de peito.
Kit de participação (fonte: autora)
No dia seguinte fui conhecer Bariloche e percebí que a direção do vento havia mudado. Quando retornei à Villa La Angostura a surpresa: já não se via nada, tudo encoberto, as pessoas de máscara com cara de espanto. Foi um misto de pânico e dúvida: “e agora, o que fazer?”. Não tinha muito o que ser feito, o jeito era encarar a situação.
Vista do Vulcão Puyehue (fonte: autora)
No sábado cedinho (12/11/11) levantei e fui para o local de largada! Mesmo com muito medo, todos estavam muito animados e a ansiedade começou a tomar conta. Alguns brasileiros por perto, muitas fotos para todos os lados e tão logo partimos pra prova que seria a “pior” já feita por essa que vos escreve.  Logo no Km 4 já começaram as subidas (e que subidas!!!), o que dava aproximadamente 1300m de altitude. Levei quase 20 (vinte) minutos pra percorrer 1,7km. Peguei um trecho com bastante descida e cinzas soltas ( próximo do Km 12 ), o que dificultava um pouco pra correr, pois entrava muita pedrinha na meia, não pensei duas vezes, parei, encontrei um local para me recostar e tirei as meias para retirar tais pedrinhas (um enorme alívio!!!).
Momentos antes da largada (fonte: autora)
Logo voltaram as subidas, o terreno estava ficando cada vez mais complicado e o vento aumentando, não me deixando respirar. Coloquei a máscara, porém tive que tirar os óculos que embaçava a cada respirada, aí meus olhos começaram a arder, foi a primeira vez que eu pensei “o que eu estou fazendo aqui?!”. Por volta do Km 16 uma estradinha aberta (subida é claro) que deu pra tirar um pouco o atraso, mas a alegria durou pouco, surgiu outra trilha seguida de outro morro. Completei os 21 Km com três horas!!! (Meia maratona para esse tempo?). Sim, para a primeira parte da prova, até que eu estava bem, mas ainda falta a outra metade (“Meu Deus!”) Mais alguns morros e até uma pinguela no Km 28 pra atravessar segurando suspenso por um arame. Estava me aproximando da tão temida subida do Cerro Bayo! Fato que ocorreu no Km 30 estava com 4h45 de prova (lá estava ele, assustador, imenso, alto “pra caramba” (1500m de altitude). Foram mais de quatro quilômetros de uma subida insana, as panturrilhas “queimavam” tanto que dava vontade de chorar, parava de vez em quando com a “desculpa” de fotografar a paisagem, mas era para aliviar um pouco a dor e o sofrimento de cada passada.
Primeira subida (fonte: autora)
Km 16 (fonte: autora)
Vencido o morro, meu Garmim (cronômetro) “morreu”, minhas pernas não respondiam mais e eu ainda tinha uns oitos quilômetro de prova pela frente! Mais uma vez o mesmo questionamento “o que eu estou fazendo aqui?”. Passei por um staff (fiscal de prova) que me orientou que dali por diante só haveria descidas. Ainda passamos por mais uma trilha e algumas outras subidas. A essa altura qualquer quilômetro parecia uma verdadeira “maratona”. Os últimos sete quilômetros foram numa estradinha com leves “sobe-desce” (pequenos aclives e declives) que pareciam o “paraíso” perto do que eu já tinha passado. Fui trotando com o que “sobrou” de perna até chegar novamente na Villa, onde comecei a escutar o narrador e logo adiante aviste a melhor visão da prova: o pórtico de chegada (risos).
Estação de Esquí, Cerro Bayo (fonte:autora)
Ponto mais alto 1500m de altitude (fonte: autora)
Ali já nem me lembrava das dores, a dificuldade de respirar, enxergar e estufei o peito e gritei “SPRINT” (nome da minha equipe em Florianópolis/SC) bem alto! Cruzei a linha de chegada com 07h05min (sete horas e cinco minutos!). Como já disse anteriormente, foi a maratona mais difícil que fiz em toda minha vida, sendo a mais emocionante também. Em certos momentos durante a prova eu gritava efusivamente, as pessoas ao meu redor me olhavam (eu não me importava nem um pouco), pois tenho muito orgulho disso que eu passei. Não posso deixar de comentar que a organização deu um “show à parte”, Apesar de todas as dificuldades, não nos faltou nada, os staffs sempre muito animados, equipe de apoio com socorristas em vários trechos do percurso, postos de hidratação com muita fruta já cortada, gatorade e água à vontade.
Bosque - faltando uns 7km pra terminar (fonte: K42 Series)
Chegada (fonte: K42 Series)
Na chegada fomos recebidos com uma maravilhosa sopa de Lentilha  (isso para quem havia consumido sete sachês de Gel durante a prova  foi um “manjar dos deuses” e ainda recebemos a tão esperada e desejada camiseta de “Finisher” (só para aqueles que completaram o desafio). E é claro, uma bela medalha. Pretendo fazer essa prova mais uma vez, sem a interferência do vulcão e suas “venenosas” cinzas!
Camiseta Finisher e medalha (fonte: autora)
Até a próxima pessoal! Espero que tenham gostado desse meu relato (estou estreando nesse segmento “literário” – risos).


Marta Fiorentini 

Vídeo oficial da prova


___________________________________________

No próximo relato contarei um pouco sobre o meu retorno aos treinos e também sobre a polêmica causada em vista das alterações feitas no percurso da Corrida de São Silvestre.

4 comentários:

  1. Dan, que aventura, dê meus parabéns a Marta que foi corajosa o suficiente para vencer os muitos obstáculos! Bjs,

    ResponderExcluir
  2. Oi Daniel,

    Transmita os meus parabéns a sua amiga Marta, que desafio e tanto ela conseguiu superar. Essa é uma prova para poucos realizarem.
    Espero que você esteja recuperado de sua lesão e retorne para as provas e assim volte a fazer seus relatos que gosto muito de ler.
    Um grande abraço,
    Dani

    ResponderExcluir
  3. Daniel te desejo um Feliz Natal e que 2012 seja repleto de paz, saúde, felicidades e realizações, que a chama da corrida continue sempre forte, e que vc possa desfrutar de muitas largadas e chegadas...

    Abs

    Fábio
    www.42afrente@blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Daniel,
    Desejo a você e sua família um ano novo cheio de prosperidade e realizações. E que 2012 seja repleto de SUCESSO, PAZ, AMOR , SAÚDE e muitas ALEGRIAS.....

    Um abraço!!!

    Fernando Moura
    www.vivendoavidacorrendo.blogspot.com

    ResponderExcluir