domingo, 7 de novembro de 2010

[RELATO] O meu retorno às corridas...



Olá amigos, após dois meses de repouso obrigatório devido a uma lesão no tornozelo direito (tendão), que surgiu na semana pós-maratona das praias (29/08), venho escrever sobre a minha retomada de treinos e as novidades que aconteceram nesse período em que permaneci longe do asfalto. Hoje (07/11) é um dia importante em vários aspectos, não apenas por causa do meu primeiro relato pós-contusão (risos), hoje teremos a Maratona de Nova York, o GP Brasil de Fórmula 1, show do Paul McCartney e o clássico decisivo entre São Paulo x Corinthians. Em razão disso, acrescento o meu treino com um dos grandes acontecimentos do dia (pelo menos para mim).

É sabido por todos ou pela maioria, que tudo o que fazemos em demasia acaba de certa forma fazendo mal. Pois bem, eu estava participando de muitos eventos em finais de semanas consecutivos, e deixando de dar o descanso necessário para o corpo e interrompendo treinamentos, pois se a corrida é no domingo, deixamos de treinar na véspera e consequentemente no dia pós-prova, ou seja, numa semana de 7 dias, deixamos de treinar duas vezes, e num dia da semana cometemos esforço excessivo (dia da prova), restando 4 dias em que por força dos compromissos, dificilmente conseguimos treinar sem abortarmos algum desses treinos.

O melhor isotônico de todos: POWERADE

No tempo em que permaneci machucado, passei a dar uma maior importância a minha vida social, não que a corrida não permita isso, mas quando estamos focados numa coisa, deixamos a desejar ou esquecemos alguns pontos. Frequentei baladas na povoada Vila Olímpia (conheci ótimos lugares como a Boogie e o Limelight), conheci pessoas externas ao universo esportivo, consegui descansar o suficiente, coisa que não fazia há 9 anos (desde que comecei a correr, esse foi o período mais longo em que não tive contato com a corrida). Pude assim, estabelecer novos parâmetros na minha vida social, e percebi que a minha rotina estava morosa demais, dei ênfase ao meu curso de francês, sim, estou cursando esse idioma, consegui dar um espaço maior à família, frequentando casa de parentes, revendo amigos, criando vínculos de amizades com novas pessoas, enfim, pude aproveitar de uma maneira em que o tédio não tomasse conta desse período.

Tênis novo: Asics Kayano 16

Esse período em que estive afastado teve muitos acontecimentos, creio que o mais importante foram os eventos esportivos de grande porte (Desafio Nike 600K), o resgate dos mineiros no Chile, as eleições, a morte do ex-presidente Néstor Kirchner, show do Bon Jovi em São Paulo, uma extensa turnê européia da minha banda favorita, que é o Guns N’ Roses, resumindo: o mundo não parou! Estive atento a tudo, aliás, a internet é uma ferramenta fundamental nesse quesito. De qualquer forma, alheio a toda vontade que eu estava para retomar aos treinos e corridas, pude aproveitar da melhor maneira possível as outras opções de lazer que me apareceram.

Falando em treinos, faz duas semanas que retornei à academia, em dias alternados iniciei o processo de fortalecimento muscular. Também arrisquei na esteira, felizmente não senti dores, exceto a reação da musculatura após muito tempo sem desenvolver atividade física. Conversando com minha amiga Juliana Angélica (procurem-na em meu Facebook), que é uma amiga maravilhosa, pude conhecer uma modalidade esportiva chamada “Deep Running” (confesso que nunca havia ouvido falar). Encontrei a melhor definição sobre o tema no site do Marcos Paulo Reis, e aqui coloco um trecho: Deep running consiste na simulação de uma corrida na parte funda de uma piscina com o uso de um cinto ou colete de flutuação. O atleta pode permanecer ligado a uma linha, correndo no mesmo lugar, ou efetivamente deslocar-se pela piscina durante o treino. A permanência no lugar facilita a monitoração do treino pelo médico ou pelo técnico. Não há contato com o fundo, eliminando qualquer tipo de impacto. A ausência de carga nas articulações faz desse o método ideal para reabilitação ou condicionamento do atleta lesado, principalmente aquele com lesão em tornozelo, pé e joelho, pois, para ele, a corrida no solo é contra-indicada”. Soube também que a pioneira no assunto é a hidrotrainer Roberta Rosas, que ministra aulas de Deep Running na academia Olímpia, no bairro da Vila Olímpia. Lendo relatos de pessoas, sejam atletas de altas performances ou não, pude saber que os ganhos são enormes, desde melhora na postura até no desempenho em provas de média e longa distância. No próximo relato, contarei a vocês a minha impressão das aulas.

Exemplo de Deep Running

O meu treino hoje começou por volta das 09h40min, num sol escaldante, temperatura oposta do dia anterior, que até chuva ocorreu. Corri exatos 16Km, num total de 1h22min. O dia realmente estava ótimo, pois dezenas de pessoas estavam fazendo alguma prática esportiva no Parque Cidade de Toronto, o meu reduto quando não estou na USP ou Parque Villa-Lobos. Corri portanto a cinta com duas garrafas, uma de água e outra de Powerade, escutando músicas de uma excelente banda japonesa que conheci meses atrás: TUBE, se puderem, procurem-na no Youtube, são músicas agradabilíssimas para correr.

Material para iniciar o Deep Running

Agradeço aos amigos pela preocupação em saber sobre o meu afastamento das corridas e do blog, principalmente a Elisângela, do blog diário de uma corredora, que por diversas vezes me escreveu emails. Faço uso deste espaço para parabenizar o meu amigo Marcelo Jacoto que fez a Maratona de Athenas e torcer por ele na K42 – Villa La Angostura, que ocorrerá no próximo dia 13/11 (uma prova duríssima, que tive o prazer de completar no ano passado). E também parabenizar a jornalista Yara Achôa, uma boa amiga, pelos feitos na Maratona de Buenos Aires e no Desafio Nike 600K.

A minha próxima prova será dia 14/11, a Track&Field Shopping Anália Franco, a ser disputada pela primeira vez no entorno do shopping. Será oficialmente o meu retorno aos eventos de corrida de rua na cidade.

____________________________________

Abaixo alguns sites e blogs que falam sobre o “Deep Running”:

3 comentários:

  1. oi, daniel!!!

    que alegria saber que você está de volta aos treinos!
    você é um exemplo de disciplina!
    o melhor de tudo é que você agora poderá voltar a praticar a corrida!

    boa ideia o deep running!!! já tinha ouvido falar! e já pensei em praticar, como cross-training! é uma excelente maneira de manter o condicionamento, sem forçar as articulações!

    boa sorte na volta às provas!
    estarei torcendo por você!!!

    abraços!

    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Daniel,
    Bom retorno ao mundo dos treinos. Quando sinto que estou exegerando dou uma parada e também vou para a piscina. É muito relaxante e ajuda a manter a capacidade aeróbica no limite máximo.
    Aguardamos relatos de suas corridas.
    Gilmar
    http://www.fotocorridagilmar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Daniel! Bem-vindo de volta! Que bom que está de volta! Quer dizsr que foi correr no Anália Franco? Eu fui pro outro lado! rs. Aguardamos o seu post! Até mais!

    ResponderExcluir