domingo, 5 de setembro de 2010

[RELATO] Track&Field Corrida e Caminhada contra o câncer


por Daniel Gonçalves

Olá amigos, hoje (05/09) troquei a corrida pela caminhada. Isso porque passei a semana inteira com dores musculares por causa da Maratona das Praias, ocorrida no último domingo. Na verdade, acredito que foram os “saltos” que dei para evitar o contato com a água que culminou nessas dores. Enfim, estava praticamente abortando a prova, porém, eu já estava inscrito há pelo menos um mês, e além do mais, havia incentivado a minha amiga Therezinha a participar, pois ela nunca esteve em um evento oficial. Dessa forma, mesmo manquitolando, fui com ela no sábado (04/09) retirar os kits na loja Track&Field do Shopping Center Norte. O kit, disposto numa sacolinha de pano continha uma camiseta de tecido tecnológico na cor branca, um boné da mesma cor, um cofrinho (estou fazendo coleção deles, já até perdi a conta de quantos tenho – risos) além de informativos da prova e alguns descontos e cortesias em alguns estabelecimentos conveniados ao evento. Era final de tarde e meio que no improviso, minha amiga e eu fomos no Pizza Hut, fazia anos que não comia lá. Traçamos a estratégia para domingo, na qual tinha apenas uma orientação: que ela não deixasse que eu corresse, pois isso atrapalharia a minha recuperação. Portanto, seria uma experiência interessante completar a minha 140ª corrida “caminhando”.

Pórtico de largada / chegada

Todos sabem que sou a favor e incentivo a utilização do transporte público como meio de locomoção para a maioria dos lugares e o meu deslocamento para o Shopping Center Norte não foi diferente. Coincidentemente, quando desembarquei do ônibus encontrei a Therezinha descendo do circular que estava à frente, então pegamos o metrô e antes das 07h00 já estávamos no estacionamento do shopping. De um sábado ensolarado fomos "transportados" para uma manhã de domingo muito fria, o céu totalmente encoberto por nuvens. Nem ousei a tirar a calça, optei por permanecer daquele jeito. A concentração do evento foi no estacionamento do shopping, tudo muito tranquilo, sem aglomerações, sendo que a retirada do chip e o guarda-volumes estavam bem organizados. Tiramos fotos naquelas máquinas de revelação instantânea, marca registrada das corridas T&F. Ainda pude conhecer o “estúdio fotográfico” da Latin Sports, e lá garanti mais uma fotografia.

Hoje fui para a caminhada

A largada da Track&Field Corrida e Caminhada contra o câncer estava programada para as 08h00 e logo após largariam os caminhantes, estava ansioso, pois em nove anos de corridas essa seria a primeira vez que eu participava da caminhada, e digo isso em tom de novidade, e seria a oportunidade de mostrar que o importante é estar integrado ao evento, às pessoas, ao bem-estar pessoal por estar fazendo uma atividade física que produza benefícios para o corpo, independente se corremos 40Km ou 2Km ou se caminhamos 1Km ou 20Km. Encontrei várias pessoas conhecidas, todos me abordaram com surpresa o fato de eu não estar correndo, e compreenderam quando expliquei a minha situação. Pontualmente às 08h00 a largada teve início, foram 6Km para corredores, em duas voltas e 3Km para os caminhantes. Minha amiga estava muito animada, e com uma galera bem descontraída iniciamos o percurso, que passava por dentro do estacionamento do Lar Center e arredores do Shopping Center Norte. Havia pessoas de todas as idades, casais com os animais de estimação, os pais acompanhando os filhos, pessoas idosas, tudo muito agradável. Paralelo a isso ocorria a corrida de “tiro curto”, pois eu mal completei o primeiro quilômetro e já era ultrapassado pelos corredores na segunda volta, liderados pelo Adriano Bastos (que veio a vencer a corrida). Confesso que a cada pisada sentia um pouco a musculatura, porém a dor foi se dissipando a medida que caminhava. O clima era o melhor possível, ia parando e posando para as fotos, a minha amiga estava curtindo tudo aquilo, afinal era a sua estréia no universo das corridas.

Minha amiga Therezinha: estréia em grande estilo

Ao final, os caminhantes teriam que desviar do pórtico de chegada, porém como eu estava com numeração de corredor optei por passar pelo pórtico, mesmo caminhando, tive o meu nome falando pelo locutor, foi a primeira corrida que não tive uma gota de suor, conclui vestido com calça de agasalho, com a câmera nas mãos e com a satisfação de que valeu a pena acordar cedo para completar a minha 140ª corrida. Para fins de contagem, ainda recebi no celular o meu tempo líquido: 42:58min os 3Km!!! Foi uma experiência nova, que jamais esquecerei, pois me mostrou na prática o quanto é importante um evento em que envolve corredores e caminhantes, e que não existe diferença de “ideal” em ambos, o que vale é a satisfação de todos estarem unidos com os mesmos propósitos: SAÚDE, BEM-ESTAR, AMIZADE, FAMÍLIA...VIDA.

Caminhando a posando para a foto

Após cruzarmos a linha de chegada, recebemos gatorade no copo, frutas à vontade e uma bela medalha de participação. Momento em que começou a garoar, a minha amiga e eu fomos à tenda da organização que oferecia gratuitamente massagens e alongamentos, recebemos uma ótima e relaxante massagem, em seguida vimos a premiação e algumas apresentações de salsa, street dance e sambarock, cortesia de um estabelecimento que estava fazendo propaganda. A Therezinha estava feliz da vida por ter concluído a sua primeira prova, e eu satisfeito por ter participado de mais um evento organizado pela Trac&Field. Estou inscrito na 80ª Volta da Penha, no próximo dia 12/09, porém estou avaliando a possibilidade de não participar, para dar prosseguimento à minha recuperação. A todos que que acompanham o blog: nos vemos na próxima corrida ou caminhada!

Exibindo a medalha

___________________________________________

Abaixo um pequeno vídeo feito por este blogueiro:

6 comentários:

  1. Oi Daniel! você está cada vez mais diversificando sua participação nas corridas... agora além de caminhar é fotógrafo e cinegrafista. "Yes" assim o livro terá que ser transcrito para um CD ou mesmo portar um CD como complemento para o incremento dos videos e fotos.... Fantástico!!! você vai longe com as suas narrativas e agora filmagens, e assim seus leitores também terão o prazer de compartilhar as corridas, caminhadas, eventos com você. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. oi, daniel!!!

    tô com você: o importante é participar da festa, seja caminhando ou correndo;)

    parabéns!!!
    pena que fez tanto frio ontem!!!

    também estou inscrita pra volta da penha!!!
    você vai, hein, hein, hein????

    amanhã estarei lá no ipiranga, correndo o troféu independência carrefour!!!
    e assim como você, também sou adepta do transporte público! faço tudo pra não ter que dirigir rsrsrsrsrs

    bjs
    elis
    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Dan, admiro você por sua determinação,já te disse que quando crescer quero ser igual à você, rsrsrs....adoro ler seus textos no blog. Depois deste final de semana, frio danado, contundido e sem correr, tenho certeza que foi uma nova experiência em sua trajetória que só teve a acrescentar.
    Bjok

    ResponderExcluir
  4. O, Daniel! Eu tb já troquei uma corrida por uma caminhada, quando estava me recuperando de uma cirurgia! O médico disse: "Correr não, pode caminhar!" Daí, fui caminhar 10 km na Tribuna de Santos! Rsrsrs. No dia seguinte, caminhei 4,5 km até o consultório dele! Kkkk.
    Boa recuperação! E vamos caminhando!

    ResponderExcluir
  5. oi, daniel!!!

    cadê os posts????

    tô com saudade!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  6. e aí, daniel???

    tá de greve? ;)

    saudades!

    ResponderExcluir