domingo, 8 de agosto de 2010

[RELATO] 8ª Meia Maratona de São Bernardo


por Daniel Gonçalves

Olá amigos, estou aqui desta vez para contar um pouco do que foi a excelente Meia Maratona de São Bernardo do Campo, realizada no dia 01/08/10. Posso dizer que tudo “conspirou” para o evento ser praticamente impecável. Contei ainda com a presença da minha mãe, que prestigiou o evento. A temperatura estava do jeito que todo corredor gosta, nem muito frio, nem aquele sol escaldante, ou seja, a queixa poderia ser de qualquer coisa, menos da condição climática. Já havia feito essa prova em 2008, com o tempo de 1h32min, sabia que dificilmente repetiria esse feito, visto que de lá pra cá passei a fazer treinos voltados para corridas longas, logo, não teria a mesma velocidade daquele ano. Sem a preocupação de fazer uma grande performance, mesmo porquê não estava pontuando no ranking Corpore, a única motivação mesmo era o percurso, conhecido por suas subidas íngremes. Muitas coisas mudaram da edição de 2008 para cá, ao que pese, positivamente: lembro-me que larguei bem atrás, ainda não fazia parte da elite B da Corpore e naquela ocasião havia chovido muito no dia anterior e durante a prova, além é claro, de ter marcado a minha estréia pela Nova Equipe Assessoria Esportiva. Bom, garantidas todas as lembranças, entrei na área reservada para a elite, fiz um breve aquecimento e pontualmente às 08h15 foi dada a largada. Junto com a Meia Maratona teve uma prova de 5Km.

Momento da largada - fonte Corpore (foto de Fábio Setimio)

Aos que me acompanham neste blog, é sabido que no domingo anterior (25/07) havia completado a dura Beach Cross Peruíbe/Itanhaém (33,2Km), apesar de ter utilizado boa parte da semana para descansar, ainda sentia a musculatura pesada face aquela corrida. Logo de início, nos primeiros 5Km, senti um repentino estresse nas canelas, estranhei, pois tenho fortalecido bem aquela região nos treinos na academia. Então pensei: “hoje não completo por menos de 1h50min”. Uma vez que performance não era o meu objetivo, segui despreocupadamente os quilômetros seguintes, sem diminuir o ritmo, que até então estava na casa dos 04:30min por quilômetro. Da mesma forma que a dor surgiu, a mesma esvaiu-se no Km 8. Nesse momento encontrei o Max Stevens, grande amigo, que estava servindo de “coelho” para a corredora Michele (cujo nome fui saber posteriormente).

Passando pelo 6º Km - fonte Corpore (foto de Fábio Setimio)

O percurso estava muito bem sinalizado, o sol convidativo estimulava as pessoas estarem presentes em vários trechos, aplaudindo, incentivando, observei alguns corredores sendo amplamente ovacionados, alguns deles por serem moradores de São Bernardo. Após a metade da prova, senti aquilo que os especialistas chamam de “sprint negativo”, ou seja, em vez de estar naquela “decrescente”, mais cansado, o meu corpo passou a responder positivamente as minhas investidas em manter um ritmo um tanto forte, visto que ultrapassei muitos corredores, e o mais bacana disso é que não sentia qualquer tipo de fadiga, consegui imprimir um ritmo consistente e mantê-lo. Os últimos 3Km reservava a famosa subida da “Piraporinha”, subi sem maiores problemas, encarei, e é nesses momentos que o fato de ser magro e leve ajuda, pois a subida, que foi um empecilho para a maioria, para mim foi vencida sem grandes preocupações. Outra coisa importante e que não deve ser esquecida foi o bom abastecimento de água no percurso, além de ter tido dois postos de frutas (banana e laranja), o que ajudou muito. Ao final, retornei pelo mesmo trecho que iniciei (ainda contei com a minha mãe me fotografando) fechando com o tempo de 1h35min, com média de 04:31min por quilômetro, o que me deixou tremendamente satisfeito.

Fonte: Webrun

Ainda fui pegar a minha medalha, confesso que não gostei muito, mas isso não tirou o brilho do evento, a qual faço generosos elogios à Corpore. Ainda pude encontrar o “monstro” Iberê, meu grande amigo, que detonou, pulverizando a Meia Maratona em 1h23min (não me vejo nem perto dessa marca – risos) e retornar à São Paulo com mais esse compromisso cumprido.

Minha próxima corrida será os 6Km da Corrida de Santo Antonio, no dia 15/08, organizada pelo meu amigo Alessandro Zonzini, estarei lá prestigiando o evento. Sem o intuito principal de fazer propaganda, o que seria tendencioso de minha parte, recomendo que conheçam o evento. Mais informações no site: www.dizplay.com.br

Nota importante: ótima iniciativa da Corpore de disponibilizar a retirada dos kits no dia da prova, isso facilitou muito para mim (e para muitos). O kit veio ainda com um "marca passo", aparelho eletrônico colocado no tênis para computar as pisadas, o mais simples da categoria, porém, em nove anos de corridas, nunca havia recebido um brinde daquele.

3 comentários:

  1. Oi, Daniel! Parabéns pela melhora no tempo. Eu, pelo contrário, fui bem mais lenta que em 2008! Naquele ano, estava frio e chuviscando. Eu adoro tempo assim para correr! Rs.
    Bons treinos!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Daniel! Você está muito bem... Espero que essa performance se repita na Maratona do Pão de Açúcar, pra você colocar nossa dupla lá na frente na classificação, rsrs.
    Beijo,
    Yara

    ResponderExcluir
  3. oi, daniel!

    parabéns!!!
    e você achando que não conseguiria fazer em menos de 1h50min, hein;)

    eu também participei dessa meia maratona, e adorei!

    gostei muito de seu relato, cheio de detalhes!

    mais uma vez, parabéns pela performance!
    bjs

    ResponderExcluir