domingo, 1 de agosto de 2010

[RELATO] 30Km Beach Cross Peruíbe/Itanhaém

30Km Beach Cross Peruíbe/Itanhaém – 25/07/10

por Daniel Gonçalves

Olá amigos, trago ao conhecimento de todos uma ótima experiência vivida no dia 25/07, quando participei dos 30Km Beach Cross Peruíbe/Itanhaém, prova organizada pela TH5 Eventos, cujo percurso foi em 90% realizado na areia. Cheguei a Peruíbe no dia anterior, por volta das 16h30, fiquei hospedado na Pousada Morada do Sol, de frente para o mar e muito próximo ao local da largada. Desde já recomendo essa pousada, além de uma excelente vista para o mar, fica no início da praia, ou seja, se considerarmos sua localização como “marco zero” está numa posição privilegiada. A retirada do kit foi ao lado do Quiosque Scuba, tudo muito tranqüilo, sem filas, com opções de escolha do tamanho da camiseta. Haveria ainda um jantar de massas oferecido pela organização, porém optei em ir num lugar mais perto, mesmo porque queria descansar o suficiente e dormir o máximo possível na noite anterior. Por volta das 18h00, entrei num restaurante chamado “Affamare”, onde tratei de “jantar”, refeição por sinal muito bem servida. Após isso, passei pelo centro de Peruíbe, ainda tomei um sorvete, até recolher para a pousada.

Pousada Morada do Sol

Acordei pontualmente às 07h00, pois a largada estava programada para às 08h30, sendo que saí da pousada com 30 minutos de antecedência. O céu estava beirando a perfeição, de tão azul que estava, o que anunciava um dia bastante quente. Vi algumas pessoas conhecidas, entre elas a Tomiko Eguchi, a famosa japonesa das grandes distâncias. Além da categoria individual, houve uma prova em dupla, essa última não chegava à praia de Itanhaém. Corri equipado com o cinto da Salomon, sendo uma garrafa com água e outra com Gatorade (acreditem, não encontrei Powerade em Peruíbe).

Dada a largada, iniciei os primeiros 4Km de maneira moderada, num ritmo pra 04:50 o quilômetro, o que estava de ótimo tamanho. A exemplo de boa parte das corridas, os atletas em sua maioria sempre largam forte, eu já faço o contrário, inicio devagar e vou aumentando o ritmo, na medida em que meu corpo vai se adaptando ao clima, solo etc. Sabia muito bem que os primeiros 15Km seriam fundamentais, já que a segunda parte seria o “retorno” de tudo aquilo que fiz, então já teria uma boa noção do que viria. Quero deixar aqui os meus protestos de satisfação com a hidratação do evento, colocados a cada 3Km, todos funcionaram muito bem, sendo distribuídas de maneira eficiente.

Começo de prova: muitas dificuldades ainda estavam por vir

Posando para a foto (e cansado) no Km 25

Ao final do trecho de Peruíbe, iniciamos a transição para a praia de Itanhaém passando por uma estrada de terra de aproximadamente 2Km. Àquela altura eu já havia começado um processo de aumento de ritmo, fazendo boas ultrapassagens, era perceptível o cansaço de alguns corredores, que ficavam pelo caminho. Passando pelo Km14, foi oferecido Gatorade, após isso iniciei o retorno, ainda estava num ritmo um tanto forte, porém, senti que a cinta já pesava, bem como os pés encharcados após pisar nas fissuras de água corrente em determinados pontos da areia. Até o Km25 as coisas caminhavam muito bem, a partir daí, o meu ritmo declinou um pouco, não a ponto de estragar o meu tempo, porém, umas 5 pessoas me ultrapassaram. Na ida percebi a praia vazia, sendo que no retorno a mesma já estava bastante movimentada. A paisagem era impagável, realmente uma experiência incrível correr naquele tipo de solo. Conclui essa semi-maratona em 02h55min, muito comemorado, afinal, não estou acostumado a correr em tais condições. Mas as surpresas não terminam por aqui: ainda fui saber que o percurso teve na verdade 33,2Km, o que me deixou mais contente ainda com o resultado final. No sábado, quando a organização aferiu o percurso, a maré estava alta, tendo que ser medido nas muretas da praia, ocorre que no domingo, com a maré baixa e com um desvio na metade da prova, o percurso forçosamente ficou maior. Vale lembrar que tivemos Gatorade à vontade no final (é bem verdade que servido no copo, mas sem limitações).

Eficiência na distribuição de água

Na chegada: 02h55min (ainda posando para foto)

E para fechar o domingo, fui premiado com o 3º lugar na categoria 25-29 anos. A medalha, um tanto diferente do usual, foi um “mini” troféu, feito de madeira. Dos cerca de 400 atletas que participaram, incluídos os de revezamento, terminei na 46ª colocação no geral. Deixo aqui os meus parabéns a TH5 Eventos que, sem sustos, propiciou aos atletas uma ótima organização. O fundamental nessa prova, e que deu certo, foi a eficiência na distribuição de água, uma constante reclamação dos corredores nos eventos, ainda com o agravante de que estava muito calor.

3º lugar na categoria 25-29 anos

Observação: Salomon (marca esportiva voltada para provas de aventura) / Powerade (isotônico lançado no Brasil há dois meses similar ao Gatorade).

_______________________

Mais informações sobre essa prova e outros eventos: www.th5eventos.com.br

Fotos do 30Km Beach Cross: www.costama.com.br

5 comentários:

  1. oi, daniel

    acabei de conhecer seu blog! muito legal!
    já virei seguidora;)

    vi seu nome nos comentários ao post da mayumi (21km de sbc), e quando você mencionou que havia participado dos 30km beach cross, em peruíbe, fiquei logo curiosa!
    é que eu estava doida pra fazer essa prova, mas não deu certo ir este ano...
    pretendo fazer a maratona das praias, em bertioga... você já correu essa prova?

    gostei muito de seu relato dos 30km... na verdade, como você disse, 33,2km...

    o que você achou mais difícil nos 30km?
    vento??? correr com tênis molhado???
    ao menos havia uma larga faixa de areia batida... acho pior correr na areia fofa!

    mais uma dúvida, dessa vez quanto ao cinto que você usou.... fica balançando muito?
    é que eu ganhei um (não da salomon), mas sempre que coloco a garrafa no porta-garrafas, o cinto fica girando pelo meu quadril... maior chatice, além do que acaba machucando!

    parabéns pelo pódio!

    ResponderExcluir
  2. daniel, sou o cara que está do seu lado no pódio, no quinto lugar...haha. também considerei a prova bem organizada. por outro lado, você teve sorte de não ter ido até o restaurante para o "jantar de massas". foi frustrante, por que o restaurante não estava preparado para receber todo mundo, só haviam dois sabores de pizza e os garçons não davam conta de atender todos. mesmo assim, a prova foi realmente incrível.

    ResponderExcluir
  3. Olá Daniel
    Show o seu relato, essa foi minha primeira prova de 33,2K (caraca) e estou satisfeito de ter participado, quem sabe ano que vem eu não volto!!
    abs
    Alexandro.

    ResponderExcluir
  4. Agradeço a visita de todos!!!

    Realmente foi uma prova difícil e uma experiência positiva poder participar desse Beach Cross! Que venham mais desafios!!!

    Parabéns a todos!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Dan, muito interessante seu Blog e bem escrito. Percebo que você é muito dedicado ao seu esporte favorito e ao seu blog também.
    Continue assim... beijos

    ResponderExcluir