domingo, 6 de julho de 2014

Golden Four Asics Porto Alegre

Não sei bem como começar o presente relato. Estamos no mês de julho e eu praticamente abandonei o blog desde a última postagem (21/03/14). Antecipo que não foi um descuido proposital, aconteceram tantas coisas nos últimos três meses que atrasaram toda a minha vida. Felizmente consegui colocar as pendências em dia e, portanto, estou de volta para tirar a poeira do blog. Uma das minhas metas para 2014 era participar das quatro etapas do circuito de corridas Golden Four Asics 21K (Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília). E a primeira etapa estava marcada para o dia 23/03/14, ou seja, no domingo seguinte à minha participação na Maratona de Barcelona.

Kit
Cheguei à Porto Alegre na véspera, em um voo tranquilo, onde consegui a proeza de dormir na rápida viagem (risos). A retirada do kit aconteceu num espaço localizado ao lado do aeroporto, a Expo estava bem organizada, havia serviço de massagem gratuita, além de um voucher para um lanche. Participei do teste de corrida de 25 metros, gostei da brincadeira, tanto que me arrisquei umas três vezes (risos). Havia também o teste da pisada, mas não quis encarar, ia demorar muito para chegar a minha vez, no lugar, optei em utilizar o serviço de wi-fi free, disponibilizado pelos organizadores. Havia também as “fotos oficiais”, que são publicadas posteriormente no Facebook.

Jantar
Fiquei hospedado no “Everest Hotel Porto Alegre”, situado no centro da cidade. Gostei do serviço oferecido, quarto bem arejado e equipado, pude descansar o restante do dia de maneira bem confortável. Outra coisa que me agradou foi o jantar oferecido, uma macarronada ao molho de carne (à la carte) excelente. A temperatura estava agradável, por volta dos 21°C, ideal para correr uma meia maratona. Já estava tudo programado para o dia seguinte, prevendo qualquer imprevisto, pedi que a recepção do hotel me despertasse às 05h45, além de ter solicitado a reserva de um táxi. A prova estava marcada para às 07h00, acordei no horário e segui para o evento.

No início da prova
Fui um dos primeiros a chegar, se soubesse que estava tão próximo, certamente teria saído mais tarde. O dia nem havia dado “as caras”, estava frio, mas suportável. Aos poucos o lugar foi sendo tomado pela “atmosfera” esportiva, o locutor já comandava o evento, as pessoas iam tirando os agasalhos e iniciando o processo de aquecimento. Utilizei o guarda-volumes para guardar a minha mochila, um pequeno contratempo foi a demora no banheiro químico, a longa fila quase me fez chegar atrasado para a largada. Quando me posicionei, escutei que a largada seria atrasada em dez ou quinze minutos (fato que deixou muita gente insatisfeita).

No final da prova
Quando a largada finalmente foi autorizada, procurei um ritmo conservador, sem excessos desnecessários, afinal, vinha de uma maratona na semana anterior. No entanto, o fato do percurso ser totalmente plano, aliado ao fato da temperatura encontrar-se abaixo dos 20ºC, fizeram com que o meu corpo “pedisse” para eu correr forte naquele dia. Nos primeiros seis quilômetros, tentei me conter, mas o meu organismo respondia tão bem que, sem medo de ser feliz, “sentei a bota” dali por diante. Passamos em frente ao estádio “Beira-Rio” (uma das sedes da Copa do Mundo), que naquela altura ainda “corria” contra o tempo para ficar pronta.

Certificado
Os postos de hidratação estavam no “padrão Asics” (trocadilho com o termo “padrão Fifa” de excelência, exigido para os eventos da Copa), porém, não tinha noção do meu pace. A prova seguiu praticamente toda a extensão da Avenida Edvaldo Pereira Paiva (a ida e o retorno). Por incrível que pareça, eu não me sentia cansado, apesar do “peso” das pernas na parte final. Terminei com o tempo de 1h36min, foi difícil de acreditar (comemorei muito). Recebi uma bela e grande medalha, antes de sair do “funil”, havia o tradicional serviço de “fotos oficiais” (e gratuitas). A minha segunda visita à Porto Alegre (a primeira havia sido em 2013) ainda me reservou uma breve viagem de trem do centro da cidade ao aeroporto, uma boa forma de economizar com táxi.

Medalha
Obs.: boa parte das fotos foram disponibilizadas para download gratuito em qualidade alta.

Não percam o próximo relato, dou a minha palavra de que não será com um hiato de mais de três meses (risos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário