sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Retrospectiva 2013

Um ano cheio de alternativas e grandes desafios, é dessa forma que resumo o ano de 2013 em minha vida. Mas não foi nada fácil, aliás, o pontapé inicial foi na simpática corrida do Aniversário de Paraisópolis, localizada no sul de Minas Gerais, cujo cenário ao longo dos mais de 15Km são impagáveis. No domingo seguinte marquei presença na abertura da Copa Paulista de Corridas de Montanha, no município de Mairiporã/SP. Algo inesperado aconteceu depois dessa prova: acabei me machucando, no tendão da perna direita, começando pelo calcanhar até a “linha imaginária” do quadril. Fiz tudo o que estava ao meu alcance, começando pela ressonância magnética, interrompi os treinos de impacto (corridas), sessões de Power Plate, tomei remédios, enfim, mal começar o ano e já no estaleiro. O pior cenário possível, pois tinha pela frente, no mês de março, a Maratona do Deserto do Atacama.

Longe da condição física ideal, consegui enfrentar a maratona mais difícil da minha vida, tenho na memória um dos momentos mais marcantes que já vivenciei. Viajei sem dor alguma, com “0” de treino na bagagem, nem preciso dizer que estava tenso com a situação. O “milagre do deserto” me trouxe de volta ao Brasil totalmente curado das dores (estava convencido de que voltaria com dores intensas, após ter corrido aquela complicada maratona. Após um mês em recesso, retornei na Fila Night Race, 10Km, que ocorreu na Cidade Universitária. No dia seguinte, corri os 5Km da Corrida Contra o Preconceito, no centro histórico de São Paulo. Encerrei o mês de abril com a participação na Meia Maratona Caixa de Porto Alegre, até então inédita.

O mês de maio começou a toda velocidade, literalmente, onde marquei presença na Indy Run, pelas ruas adaptadas para a etapa brasileira da Fórmula Indy. Fechando o mês com o Circuito de Corridas de Rua de São Paulo, evento organizado pela prefeitura, gratuitas, para incentivar a prática da atividade física na cidade. Já em junho, não tive muitos planos, exceto a Meia Maratona Ecológica de Revezamento (com a modalidade solo), boa oportunidade de conhecer o Parque Ecológico do Tietê. Bem, chegamos aqui na metade do ano (que por sinal voou mais rápido que o Usain Bolt – risos). Mais uma meia maratona pela frente, dessa vez a charmosa Meia de Sampa, minha segunda participação, nas principais ruas e avenidas da zona oeste de São Paulo.

Admito que o meu calendário não foi nada planejado, fui encaixando as provas a medida em que o meu interesse se manifestava, ainda no mês de julho (mais precisamente uma semana depois), segui viagem para Salvador/BA, onde estreei na belíssima Meia Maratona Caixa da Bahia, em Salvador. Apesar de ter sido um “bate volta” (fui sábado e voltei domingo), gostei bastante de lá e pretendo retornar. Mais uma estreia no caminho, dessa vez na Corrida Rústica da Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, um percurso agradável, entre asfalto e trilhas. A partir dessa prova a minha performance melhorou muito, até então seguia minhas atividades de maneira cautelosa (tinha motivos para isso).

Mais uma “double-double” (duas provas no mesmo final de semana), marquei presença na Run The Night 21k, isso no sábado à noite, na USP. Mal tive tempo de dormir, ainda com a adrenalina a mil, já estava a postos para correr os 10K do Aniversário de Mogi das Cruzes (gratuita e organização beirando a perfeição). Coincidentemente a prova seguinte também aconteceu em Mogi das Cruzes, no distrito de Taiaçupeba, o Rei da Montanha, meia maratona de aventura (nem preciso dizer que foi “punk”). Depois dessa sequência maluca de provas, resolvi dar um tempo e focar nos treinos, nesse período me consultei com uma nutricionista esportiva, visando melhorar a minha alimentação e por consequência o rendimento nas provas.

Mas sempre que eu resolvo “descansar” dos eventos oficiais, eis que os próprios surgem e “caem em meu colo”, um amigo ficou impossibilitado de correr nos 25K da Maratona de São Paulo e me ofereceu a inscrição. Aceitei, pois não tinha provas marcadas para outubro, foi um bom treino de rodagem (melhor que ficar “preso” a uma esteira na academia), no final das contas, valeu a pena ter ido. Já em novembro, fiz questão de correr no Mountain Do Campos do Jordão, cuja organização foi a mesma que levou uma maratona para o Deserto do Atacama. Para quem esperava frio (comum naquela região), foi surpreendido com a temperatura acima dos 25ºC. Para fechar o ano em grande estilo, escolhi a excelente New Ballance Excellent Series.

Esse foi o meu resumo esportivo em 2013, abdiquei de correr a São Silvestre por motivos coerentes (nas últimas onze edições, corri em dez), resolvi fazer algo diferente no último dia do ano. Na maioria das provas usei uma tática mais conservadora, priorizando a rodagem, muito pelo receio de sentir novamente a mesma contusão, no entanto, depois que passei a me alimentar melhor, tudo evoluiu, a começar pelos treinos, cujo reflexo desse trabalho eu senti nas provas, onde o meu corpo tem respondido melhor e em alto nível. Fiz menos provas em relação aos últimos anos, muito disso se deve a quantidade de meias-maratona que participei: seis, além de uma maratona e uma prova de 25K.

Outra coisa importante lembrar foram as muitas pessoas que conheci neste ano, além de ter reencontrado outras. Pessoas que eu tive o prazer de conhecer: Renata, Marcos, Raquel, Monique, Denise, William, Bruno, Marcele, Luciane, Carmem, Paula, Kátia, entre outras, e também ter reencontrado os amigos de corridas de outros anos: Marcelo, Antonio, Jorge, Nelson, Durval, Maquininha, Ibere, Malú, João, Kiko, Solange, Aparecida, Priscila, Zebra, Carla, Rubens, Tião, Fausto e os ótimos corredores-blogueiros que ainda não tive a chance de conhecer pessoalmente, mas que certamente os encontrarei ao longo próximos dos eventos. Não posso deixar de fazer menção aos contatos do Twitter, Google+ e os amigos do trabalho.

Gostaria de agradecer a todos pelo apoio, sem eles tudo ficaria bem mais difícil.
__________________________________________________

Abaixo, o resumo da “ópera”:

20/01/13 – Corrida do Aniversário de Paraisópolis/MG (15,6K) = 1h15min
27/01/13 – Copa Paulista de Corridas de Montanha – Mairiporã/SP (13Km) = 1h25min
17/03/13 – Maratona do Deserto do Atacama – Chile (42Km) = 05h49min
13/04/13 – Fila Night Race – São Paulo (10Km) = 52min
14/04/13 – Corrida Contra o Preconceito – São Paulo (5Km) = 28min
28/04/13 – Meia Maratona Caixa de Porto Alegtre/RS (21Km) = 1h48
04/05/13 – São Paulo Indy Run 8K = 38min
26/05/13 – Circuito Popular de Corrida de Rua – Vila Maria/SP (5Km) = 22min
23/06/13 – Meia Maratona Ecológica de Revezamento – São Paulo (21Km) = 1h59min
14/07/13 – Meia de Sampa – São Paulo (21Km) = 1h49min
21/07/13 – Meia Maratona Caixa da Bahia (21Km) = 1h51min
04/08/13 – Corrida Rústica da Base Aérea de São Paulo (10Km) = 45min
24/08/13 – Run The Night 21k Relay – São Paulo (21Km) = 01h41min
25/08/13 – Aniversário de Mogi das Cruzes/SP (10Km) = 44min
22/09/13 – O Rei da Montanha – Taiaçupeba – Mogi das Cruzes (21Km) = 2h04min
06/10/13 – 25K Maratona de São Paulo (25Km) = 2h09min
09/11/13 – Mountain Do Campos do Jordão/SP (18Km) = 1h46min
08/12/13 – New Balance Excellent Series – São Paulo (15Km) = 1hh07min
__________________________________________________

Algumas fotos com pessoas das corridas:

Em Paraisópolis/MG, com o Marcos e o Rubens
Em Paraisópolis/MG, com o Atelmo (o Zebra)
Em Mairiporã/SP, com a Renata
Fila Night Race, com a Priscila
No Chile, com a Monique
No Chile, com o João, Aparecida e a Luciane
No Chile, com a Raquel
Meia Maratona Ecológica, com o Tião e o Fausto
Meia de Sampa, com a Marcele
Em Salvador, com a Denise
Base Aérea de Guarulhos, com a Carla, Solange e Sílvia
Corrida de Montanha em Taiaçupeba, com o Locutor Maquininha
Corrida de Montanha em Taiaçupeba, com a Carla e o Bruno

2013 saindo de cena....que entre um FELIZ 2014 a todos nós!

Um comentário:

  1. Parabéns pelas conquistas Daniel!

    Mesmo com o susto da lesão no início do ano, as 18 provas em 2013 demonstraram garra e determinação.

    Feliz Ano Novo e Que venha 2014 com novos kms e muitas conquistas.

    Abraços.

    ResponderExcluir