sábado, 17 de março de 2012

[RELATO] Circuito das Estações (outono) - etapa São Paulo

 

Olá amigos, ainda sob a adrenalina da última prova realizada (Corrida de Montanha em São Sebastião – 26/02/12), dei continuidade aos treinos visando os próximos desafios. E nada melhor que iniciar o mês de março com o agradável e organizado Circuito das Estações, celebrando a entrada do outono na cidade de São Paulo. A prova estava marcada para o dia 11/03/12 às 08h30 (modalidade 10Km). Na sexta-feira que antecedeu o evento, fui retirar o kit de participação na loja Adidas do Morumbi Shopping. O acesso é bem simples, pois a estação de trem “Morumbi” fica a trezentos metros das dependências do shopping, facilitando e muito para aqueles que utilizam o transporte público.
Kit da prova (fonte: autor)
Avenida Pacaembu antes da prova (fonte: autor)
Logo que cheguei à loja, fui prontamente atendido, em poucos minutos já estava de posse da sacolinha do evento que continha uma bela camiseta na cor laranja (Adidas), um squeeze e biscoitos BelVita. Feito isso, faltava apenas o domingo chegar. A temperatura, a exemplo das provas anteriores que eu estive, estava nas “alturas”, sempre ultrapassando a casa dos 30ºC. Na véspera, fiz um treino leve na Cidade Universitária, juntamente com a equipe Bodytech. Pegando carona no Circuito do Sol (11/02/12), os organizadores mantiveram as duas largadas, sendo às 07h30 para os corredores de 5Km e 08h30 para a distância maior (10Km). Gostei dessa medida da organização, pois evita-se uma largada muito demorada, os famosos “atropelamentos” e facilita a dispersão no final.
Concentração do evento (fonte: autor)
Vista do evento sob outro ângulo (fonte: autor)
Cheguei ao Pacaembu com bastante antecedência (por volta das 07h00), isso me permitiu perambular por toda a concentração do evento, na Praça Charles Muller, e é claro, fotografar das mais diferentes formas. O tempo estava nublado, mas com tendência a abrir aquele sol “ardido”, já conhecido por todos (risos). Retirei o chip de cronometragem e em seguida fui até o Espaço Saúde (uma das tendas da organização) e recebi uma massagem gratuita nas costas, cortesia do evento. Não gostei apenas da fila nos banheiros químicos, até aqui o único defeito que encontrei, pois só consegui usá-lo após a prova. Achei um público razoável, o suficiente para as dimensões do local de concentração, lembrando que no mesmo dia e horário estava acontecendo a Abertura do Circuito Corpore.
Massagem antes da prova (fonte: autor)
Evento bem organizado (fonte: autor)
Pela primeira vez numa corrida sob o asfalto, tomei a decisão de correr com a câmera fotográfica, minha intenção era filmar e fotografar durante o percurso. Consegui fazer alguns vídeos, vocês poderão conferir o trecho que filmei no Elevado Costa E Silva (minhocão). Minutos antes da largada, uma pessoa controlava por controle remoto um avião que trazia acoplado uma pequena filmadora, por onde passava a galera erguia os braços. A largada ocorreu pontualmente às 08h30 (para os inscritos na distância de 10Km). Antes que eu me esqueça, no momento em que deixei as minhas coisas no guarda-volumes (muito organizado por sinal), encontrei a Gigi Teixeira, que até então só conhecia virtualmente. Conversamos rapidamente, ela contou que estava esperando os amigos com quem havia combinado correr. Fui para o local de largada esperar o início, momento em que, para minha surpresa, passou por mim a minha amiga Sirlei Christoforo, que acompanhada de um amigo, procurava um melhor posicionamento de largada.
Tendas bem espaçadas (fonte: autor)
Eu e a Gigi antes da prova (fonte: autor)
A Adidas está tentando implantar o sistema de largada em baias, ou seja, partindo daquele que corre mais rápido até o corredor mais lento, de forma a “educar” os corredores, evitando confusões ou mesmo “destemperos” de alguns atletas em circunstâncias de encontrar um corredor mais lento à frente e não ter “paciência” ou mesmo bom senso de ultrapassá-lo sem fazer uso de maneiras incompatíveis com a prática esportiva. Por enquanto, isso tem ocorrido de maneira gradual e facultativa, tomara que não seja necessária a comprovação de tempo e distribuição de pulseiras para largar em determinado local, pois já está provado que algumas pessoas burlam essa medida.
Céu "limpo" minutos antes do início (fonte: autor)
Elevado Costa E Silva (fonte: autor)
Já nos primeiros quilômetros pude perceber que o clima estava muito agradável, apesar do calor se intensificando a cada minuto que passava. Consegui filmar um trecho razoável do Elevado Costa E Silva, até ali estava correndo de forma confortável e usando um pouco das porcentagens que tanto permeia o universo da minha amiga Yeda (Blog de uma Corredora), acredito que estava nos meus 30% de velocidade (risos). Lá pelo sexto quilômetro encontrei (ou melhor, fui encontrado) pelo meu amigo Márcio, que estava nos seus primeiros 10Km do ano. Segui no mesmo ritmo que iniciei, bem confortável, acredito que estou aprendendo a focar objetivos e utilizar “força máxima” apenas em eventos específicos que almejo. Muitos fotógrafos espalhados pelo percurso, destaque para o pessoal do “EsporteX”, até então desconhecia essa equipe de fotógrafos.
Parte final do Elevado Costa E Silva (fonte: autor)
Registro pessoal - risos (fonte: autor)
Por incrível que pareça, contando as vezes que parei para fotografar, finalizei a prova em 1h02min, o que me deixou muito satisfeito, visto que cumpri a proposta desde o início. Uma bela medalha me aguardava, juntamente com o meu isotônico favorito (POWERADE), além de banana e maçã à vontade. Recebi também a famosa “toalhinha”, na cor amarela, marca registrada dos eventos O2. Fiz um breve alongamento e sentei para descansar um pouco. Aproveitei o momento para fotografar a medalha tendo como pano de fundo o Estádio do Pacaembu. Tirei várias fotografias, pois aquela mania de perfeccionismo de querer a “foto ideal” me persegue aonde vou com a câmera (risos). Nisso, uma menina chamada Priscila (não perguntei o nome dela, vi inscrito no número de peito dela – risos), se ofereceu para tirar uma fotografia minha. A partir daí passamos a conversar e disso tudo, acabei indicando o meu blog para ela visitar. Simpatia em pessoa a Priscila (aqui uma menção que faço por ser uma pessoa incrível – descobri depois).
Pós-prova (fonte: Priscila)
Medalha (fonte: autor)
E assim concluo mais esse relato, fiquei muito contente por ter participado de mais um Circuito das Estações Adidas, prova bem organizada, onde posso correr tranquilamente, sem preocupações. A iniciativa de propor duas largadas é algo muito positivo, pois com o grande número de corredores inscritos, faz com que a organização “divida” as atribuições, proporcionando um atendimento melhor à todos os envolvidos. Conforme prometi no decorrer do presente relato, segue abaixo dois vídeos da prova feito por mim, espero que gostem:

Largada:


Elevado Costa E Silva (minhocão)


Sem muito tempo para “respirar”, o próximo evento será as “10 MILHAS PUMA”, marcada para o dia 18/03/12. Nos vemos lá!!!

5 comentários:

  1. Dan, quem sabe um dia vc fará uma prova de entrada de estação "outono", com clima de outono, super gostoso, né? Porque 30 graus!!!!! Affff
    Aliás, o céu estava limpo, super azul e LINDO!!!
    E....Dan, só vc prá filmar quase 10 minutos correndo e sem excesso de trepitação...Parabéns!!!! Foi um ótima prova!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Daniel, parabéns por mais uma prova,e principalmente por participar delas pensando somente no que oferecem de melhor, correr sem preocupação com tempo ou ritmo. Isso não tem preço!
    Estou no aguardo do relato das 10 Milhas da Puma que ocorreu hoje.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Pelo visto, é uma prova bacana e bem organizada...

    Parabéns, mais uma para seu curriculo de corredor...

    Fábio
    www.42afrente@blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Muito legal o seu relato e parabéns pelo resultado (mesmo parando para as fotos, um bom tempo na distância). Eu concordo com você sobre as pessoas não respeitarem as devidas baias de largada e acredito que a comprovação seria a melhor saída mesmo. E quem não conseguir comprovar, larga por último.

    Bons treinos!

    Claudio Rinaldo
    http://numerodepeito.blogspot.com/
    http://cicloviadigital.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Aê Daniel... legal seu blog... ainda estou engatinhando no mundo das corridas... faz uns 2 anos que participo de algumas provas mas estou querendo partir pra distancias maiores... deixar as corridinhas de 10k pra trás e aumentar as distancias...
    Também tenho um blog faz 1 ano, onde relatei todas minhas quase 30 corridas (ainda...), caso se interesse em dar uma olhada...
    .
    Um abração, bons treinos... e até mais!

    ResponderExcluir