sexta-feira, 30 de março de 2012

[RELATO] 10 MILHAS PUMA - etapa SP 2012


Olá amigos, o mês de março está literalmente “corrido”, já que tenho participado de vários compromissos esportivos. No ano passado, as 10 Milhas PUMA aconteceu no mês de agosto, portanto, correr essa mesma prova em menos de um ano (em relação a última edição), foi uma boa surpresa. Prevista para acontecer no dia 18/03/12, tivemos outra novidade: o percurso foi transferido para a Cidade Universitária. A retirada do kit aconteceu na loja “Mundo Corrida”, localizada no bairro do Jardim Paulista. Seguindo o exemplo de qualidade oferecido pela O2 e demais patrocinadores, retirei o kit numa sacolinha personalizada, que continha uma camiseta na cor azul, número de peito, um boné e uma revista O2, além de propagandas sobre produtos esportivos. A celeridade na distribuição do kit permitiu que a galera não permanecesse em longas filas, visto que além da modalidade individual, havia a prova em duplas, onde cada um poderia correr 5 milhas.
Kit da prova (fonte: Autor)
Amanhecendo (fonte: Autor)
Segui os meus treinos normalmente, tanto que no sábado (véspera da prova), estava na USP com o pessoal da Academia Bodytech, porém, fiz um treino um pouco mais leve, onde percorri apenas oito quilômetros, pois queria estar em boas condições no domingo. Gosto dos treinos aos sábados porque ao término, os professores da Bodytech (William, Tatiana e Eliane) passam uma sequencia de alongamentos imprescindíveis para o relaxamento da musculatura. A USP é bem movimentada aos sábados, entre ciclistas e corredores, porém, acho que o grande número de veículos estacionados atrapalha na questão do espaçamento, visto que em determinados momentos, tanto corredores quanto ciclistas ficam “espremidos” e isso pode causar acidentes.
Espaço para massagem (fonte: Autor)
Clube O2 (fonte: Autor)
Para aqueles que não sabem, as estações de CPTM estão passando por constantes manutenções, resultando em intervalos maiores entre os trens e, escolheram o domingo, por ser um dia com um fluxo menor de pessoas, para realizarem tais melhorias. Por conta disso, não hesitei em sair de casa um pouco mais cedo, para evitar possíveis atrasos. A largada estava prevista para às 07h30 nas modalidades geral e duplas. A minha precaução me permitiu ser um dos primeiros a chegar à USP, já que antes das 06h00 já estava no Velódromo (concentração do evento). Aproveitei o fato de ter chegado cedo para fotografar, já que com o espaço praticamente vazio, pude registrar boas fotos sem a presença involuntária de desconhecidos no pano de fundo da imagem.
Concentração do evento (fonte: Autor)
Desafio "Você é mais rápido que o Bolt?" (fonte: Autor)
Retirei o chip de cronometragem, depois recebi uma ótima massagem nas costas (cortesia do evento), e assim pude aguardar até o momento da largada. Percebi que o local não estava superlotado de corredores, o que para mim é algo positivo, pois não devemos acreditar que o sucesso de alguma coisa se deve exclusivamente ao excessivo número de pessoas, mas sim a qualidade oferecida pela organização a aqueles que fazem parte do evento em si. Outro diferencial foi a distinção das camisetas, cor azul para os homens e lilás para as mulheres, se bem que isso pouco influenciou, pois vi várias mulheres vestidas com a camiseta azul. A temperatura estava excelente, o sol aparecia timidamente, bloqueado pelas nuvens, o suficiente para não incomodar os corredores (pelo menos até aquele momento). Havia também o desafio: “Você é mais rápido que Bolt?” (Usain Bolt, o homem mais rápido do mundo na atualidade), onde aquele que fosse mais rápido no tiro de 50 metros ganharia um par de tênis PUMA.
Palco principal (fonte: Autor)
Palco principal (fonte: Autor)
A largada ocorreu pontualmente, largamos na “raia olímpica” em direção ao portão principal, onde percorremos até a Avenida Lineu de Paula Machado, passamos em frente ao Jockey Clube (local da realização da edição 2011), onde fizemos o retorno para a Cidade Universitária. Havia muitos fotógrafos espalhados pelo percurso, os postos de hidratação estavam bem distribuídos, não teve tumultos, acredito ninguém tenha ficado sem água no percurso. Optei por correr de forma confortável, pois aquela prova foi utilizada como o “longão” previsto nos meus treinos. Ao entrarmos novamente na USP, passamos pelo local de largada e seguimos até o portão de acesso à Avenida Escola Politécnica, que também fez parte do percurso, retornamos novamente pelo mesmo portão e percorremos mais alguns quilômetros dentro da USP (o que me fez lembrar os meus treinos aos sábados, pois passamos pelos mesmos locais), até finalmente retomar a Raia Olímpica e encerrar a prova. Conclui as10 Milhas com o tempo líquido de 1h22min, o que me deixou muito satisfeito, pois terminei sem qualquer tipo de dor pós-prova, com a sensação de dever cumprido.
Pórtico largada/chegada (fonte: Autor)
Durante a prova (fonte: Autor)
Ao final, recebi uma bela medalha, o meu isotônico favorito – POWERADE – além de frutas a vontade. Não noite filas em nenhum momento no guarda-volumes. Próximo de ir embora recebi o telefonema da Ana (até então amiga virtual), que também havia participado da prova e até aquele momento mantínhamos contato apenas via Facebook. Trocamos algumas figurinhas sobre aquela e outras corridas, e a expectativa de uma corrida que faremos em breve (logo dividirei com vocês – risos). Nos despedimos e retornei direto para a minha casa, onde passei o restante do dia descansando. Resumo da prova: muito bem organizada, não percebi qualquer tipo de anormalidade, escolheram um local com boa dispersão do público, sem atropelamentos ou mesmo dificuldade de locomoção, a O2 tem se destacado por aprimorar o seu trabalho a cada prova que organiza. Bom para eles, ótimo para nós e excelente para TODOS!
Com a minha amiga Ana (fonte: Autor)
Medalha (fonte: Autor)
Convido a todos a visitar o blog nos próximos dias, onde contarei tudo sobre a 3ª etapa da Copa Paulista de Corridas de Montanha, que aconteceu no dia 24/03 em Paranapiacaba. A prova teve de tudo (principalmente lama – risos). 

3 comentários:

  1. Dan, parabéns, vc novamente conseguiu por meio do seu relato a sintonia perfeita com o que você sentiu, além de que estando muito mais condicionado, termina a prova com cara de feliz!!! Ah! Esperamos o próximo, vamos cair na lama, rsrs, bj

    ResponderExcluir
  2. Oi Daniel, parabéns pela prova e também pelo relato! Estou no aguardo do próximo post.

    Bons treinos!

    ResponderExcluir