domingo, 23 de dezembro de 2012

[RELATO] 46ª Prova Sargento Gonzaguinha

Olá amigos, pela edição da prova já podemos ter uma boa noção de que não é um evento qualquer. Ainda mais pelo charme de ser numa data próximo do natal, sendo uma das últimas provas do calendário esportivo do ano em vigência. A prova ganhou status de “treino de luxo” para a tradicional Corrida de São Silvestre, que acontece sempre no último dia do ano. Organizada pela Yescom, em parceria com a Polícia Militar, o percurso é praticamente plano, dificilmente encontra-se uma corrida em São Paulo com características semelhantes. Marcada para o dia 16/12/12, o domingo prometia ser bem agitado: simultaneamente estava ocorrendo a última etapa do Circuito das Estações, mesmo cenário para o Circuito Vênus, além de uma prova de pedestre em Barueri. Isso sem contar a final do Mundial de Clubes da FIFA e um show da minha banda favorita, o Guns N’ Roses, na Indonésia.

Com todos esses atrativos, hora de escrever um pouco sobre o assunto principal. A retirada do kit de participação ocorreu na Escola de Educação Física da Polícia Militar, em data única, na véspera (sábado). Não peguei filas e em poucos minutos já estava com o kit (camiseta, número de peito e chip descartável), aqui faço uma ressalva e cumprimento os organizadores pela agilidade na entrega do kit. Não sei como definir o tempo, diria que o céu estava nublado como um dia que amanheceu “por obrigação” (risos). Em alguns momentos garoava, noutros o sol aparecia timidamente, fato mesmo eram as nuvens escurecidas que se acumulavam num determinado espaço (quem mora em São Paulo tenho certeza que torcia para chover um pouco para amenizar o mormaço impregnado na cidade).
Kit pré-prova
Ainda no sábado, comprei um novo MP4 (dessa vez nada de ching-ling), optei por um modelo Sony, ao menos sei que durará mais tempo que o anterior. Ao chegar a minha casa, antes do almoço, a prometida chuva caiu sobre a cidade e assim permaneceu praticamente o dia todo, tirando qualquer possibilidade de eu sair novamente de casa naquele dia. O domingo amanheceu surpreendentemente fresco, aquele calor escaldante havia cedido (ao menos naquela manhã) e o mesmo céu “borocoxô” do dia anterior invadiu os ares! Um alívio para os corredores, temperatura ideal para a prática esportiva. Cometi um erro primário, coloquei a televisão para despertar, coisa que faço costumeiramente, acontece que, inadvertidamente, estava programada para ligar no “mudo”, isso mesmo, quase que perco a prova devido a esse pequeno detalhe.

Já no local da prova, guardei as minhas coisas no serviço de guarda-volumes, e aguardei a largada. Pontualmente as 08h00, o dia estava do jeito que todo corredor gosta: resquícios de chuva da noite anterior, temperatura amena, céu nublado com nuvens ainda carregadas, sem perspectiva de mudança naquela manhã. Não estava preocupado com performance, aliás, isso era o que menos importava, diria que estava mais atento a “estreia” do meu MP4, pois queria ter certeza de ter adquirido um produto bom, para me proporcionar descontração nos treinos. Aliás, corri ao som de baladas dos anos 80/90, a maioria internacional, dentre eles cito: Bonnie Tyler, Scorpions, Brian Setzer, Survivor, entre outros. O trecho inicial foi pela marginal tietê, até a altura do Campo de Marte, onde seguimos (ida e volta) por toda extensão da avenida. No percurso, encontrei a blogueira-corredora (ou vice-versa) Yeda Baciglieri e o Durval Kajimoto.
Pórtico de chegada
Os primeiros dez quilômetros foram bem tranquilos, não senti qualquer sinal de cansaço, calculei que a temperatura estava contribuindo nesse quesito. Os postos de hidratação estavam bem localizados, a água sendo distribuída em garrafinhas. Os últimos cinco quilômetros foram mais desgastantes, acelerei um pouco o ritmo e percebi que não havia sido uma boa ideia, pois o “meu corpo falou” para não insistir na ideia (risos). A chegada foi na tradicional pista de atletismo da Escola de Educação Física da Polícia Militar. Fechei os 15Km com o tempo de 01h15min (muito a além do que eu esperava). É bem verdade que, em anos anteriores, cheguei a concluir a mesma distância em 01h06, não que seja impossível alcançar novamente essa marca, para isso eu teria que alterar o cronograma dos meus treinos, já que atualmente estão voltados para as provas de aventura.

Gostei muito da medalha, de longe a mais bonita das últimas edições. Recebemos também o tradicional kit Yescom: duas barrinhas de cereal da Montevérgine e uma maçã. Li comentários de que as barrinhas estavam amassadas, confesso que não percebi, apenas não gostei da maçã, muito pequena. Outra coisa que me agradou bastante, que não posso deixar de mencionar, foi um grande número de policiais militares que realizaram a segurança do evento em si, do percurso e das redondezas. Sabemos das dificuldades que a cidade vem enfrentando nas últimas semanas e a sensação de segurança sem dúvidas foi um dos pontos mais altos do evento. Não fiquei para assistir a cerimônia de premiação, pois queria retornar o mais breve possível para casa.
Medalha
Sobre a corrida, o percurso é bom para quem busca melhorar índices na distância, bom para quem usa para o treino “longo” do final de semana (meu caso) e bom para todo tipo de público, pois não oferece grandes obstáculos, a não ser pela quilometragem, que não é a mais popular para grande parte dos corredores. Com o final de ano chegando, o meu foco está voltado para os treinos “indoor”, o meu asfalto está sendo a esteira, a piscina tem sido o meu local de relaxamento, mesmo nadando uma média de 2Km por aula (risos). Para fechar a temporada, nada melhor do que marcar presença na Corrida de São Silvestre e depois comemorar a virada com a família. No próximo relato contarei mais sobre as perspectivas para 2013, mas já adiando que emoções não vão faltar!
EU RECOMENDO!

3 comentários:

  1. Ótimo relato da prova.Como sempre com leveza, bom humor e rico em detalhes...Nunca fiz a Gonzaguinha, mas após ler fiquei com vontade de participar, quem sabe na próxima... Bjs!
    Eliana Carmo

    ResponderExcluir
  2. Oi Daniel,

    Concordo com você a respeito da corrida Sargento Gonzaguinha. Também sempre gosto de marcar presença neste evento. É uma prova muito agradável, e este ano isto foi frisado.
    Parabéns por todo empenho nos treinos, nas provas de montanha, na piscina... Este ano você "arrebentou"!
    Aproveito para desejar a você e toda sua família um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de saúde, paz, amor, sucesso e muitas corridas, é claro.
    Também gostaria de parabenizá-lo pelo blog. Adoro acompanhar as suas postagens, são textos muito agradáveis de serem lidos.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Eh!!! Encerrou com gostinho de aventura e começou com entusiasmo, então só podemos esperar que em 2013 você consiga tudo o que almeja e muito mais!!! Um Feliz 2013 a você e sua família, e boas provas!!!

    ResponderExcluir