domingo, 21 de novembro de 2010

[PRÉVIA] Firenze Marathon



Olá amigos, o final do ano está chegando, tivemos durante este semestre grandes eventos, eu pude acompanhar via internet as Maratonas de Berlin, Amsterdã, Chicago e a grandiosa New York. A exemplo de 2009, quando busquei um evento “diferente” para participar, melhor dizendo, um desafio em que teria ares de “inédito” ou mesmo um número reduzido de brasileiros, conheci a K42 Patagônia, prova que encerra uma série de maratonas de aventura ao redor do planeta (leia-se que a K42 Bombinhas pertence a esse circuito), optei por repetir o método neste ano. Para muitos brasileiros, o clima é quase de férias, pois os eventos de dezembro são de quilometragem igual ou inferior a 15Km, sendo a Corrida de São Silvestre o principal evento e, que encerra o calendário esportivo de 2010.



Na semana passada, veiculei em meu Facebok e Orkut a seguinte frase: “A poucos dias do Sol de Toscana”. Tal frase, inspirada no filme “Sob o Sol de Toscana”, que narra a história de uma escritora (interpretada pela Diane Lane) que após um doloroso divórcio, resolve reconstruir sua vida na Itália e, compra uma velha casa na Toscana. Abaixo vocês podem ver um trailler do filme, que realmente é muito bom.



Após conhecer a belíssima França em abril, ocasião da Maratona de Paris, estive conversando com um colega paraguaio que vive na Itália, ele me contou que no ano passado participou da Maratona de Florença (Firenze Marathon), cidade natal de Dante Alighieri e berço do Renascimento italiano. Sem contar outras figuras históricas que contribuíram para que Florença se tornasse uma das mais belas cidades do mundo.

Toscana
Voltando ao “Sol de Toscana”, aos poucos passei a materializar a possibilidade de correr uma maratona por lá. Em meados de junho efetivei a minha inscrição pela internet, só acreditei mesmo no mês seguinte, quando veio a fatura do cartão de crédito. Eis que acabei me machucando, cancelei diversas provas, e fazer uma maratona requer disciplina e treinos longos, coisa que não vinha fazendo. A minha contusão durou exatos dois meses, entre o final de agosto e início de novembro. Voltei aos poucos, retornei aos treinos na academia de musculação, comecei a fazer “Deep Running”, procurei evitar o contato com o solo nessas primeiras semanas. Apesar de não estar nas melhores condições de preparo físico, não alterei minha agenda e segui com o plano original, estarei presente, ao menos para largar (risos) na XXVII Firenze Marathon, marcada para 28/11/10.

Firenze
Firenze sob a vista do Rio Arno
Acredito que postarei o relato dessa aventura lá pelo dia 07 ou 08 de dezembro, período em que retornarei de viagem. Pelas informações que obtive, essa maratona ocorre sob a temperatura média de 07 à 08°C e, verificando os resultados da última edição, dos mais de 8 mil participantes, apenas 6 brasileiros estiveram presentes, o que torna o desafio mais atraente. A maratona de Florença é a segunda em número de inscritos, ficando atrás somente de Roma, que acontece no primeiro semestre. O que sei é que será um verdadeiro “mergulho” nos trabalhos de arte, deixados por tantos gênios da arquitetura, pintura e escultura, sendo boa parte deles os maiores que a humanidade já conheceu. Resumindo: um museu ao ar livre. Espero aprender sobre esse universo fotografando, correndo, caminhando, descobrindo, perguntando e vivenciando e, assim, quando regressar, ter boas histórias para dividir com os meus amigos. É isso aí pessoal, essa foi uma pequena prévia do que pretendo fazer na terra de Michelangelo, espero estar com a medalha no peito no próximo relato.



Em tempo: parabenizo os meus amigos Joel Leitão e Elisangela Carvalho, pela participação na ultra maratona 24 horas que ocorreu neste final de semana. Muitas pessoas me perguntam o motivo de eu não encarar uma prova dessa envergadura. Realmente é um feito para poucos, mesmo com toda a minha bagagem de nove anos nas corridas, não está nos meus planos correr ultras, pois além de ser muito desgastante, não me atrai dar voltas dentro de um mesmo espaço repetidas vezes. O meu objetivo é usar as corridas como meio de conhecer lugares, culturas, paisagens e pessoas. Eu não desafio o meu corpo dessa forma, ao contrário, procuro usá-lo de uma maneira mais preventiva, pois precisarei dele em boas condições físicas nas próximas décadas (risos). Mas aplaudo em pé aqueles que participam de tais ultras.

Site oficial da prova: www.firenzemarathon.com
Fotos retiradas no www.google.com.br

4 comentários:

  1. Boa pedida! Sucesso na maratona! 7 graus é uma temperatura boa para correr bem!
    Quanto às ultras, realmente, o desgaste físico deve ser mutio grande! Não sei se pretendo fazer um dia, mas no meu caso, o problema não é ficar dando voltas, mas sim, o próprio condicionamento físico! Não sei se aguentaria 24 horas de prova! Acho que ia mais dormir que correr! Kkkkkk.

    ResponderExcluir
  2. Que beleza de programa, aproveite tudo que esse berço de cultura dessa cidade tem a lhe oferecer. Boa prova!

    ResponderExcluir
  3. ciao, daniel!!!

    há muitas outras ultramaratonas, e em lugares lindos de se conhecer;)

    boa sorte em firenze!
    divirta-se, aproveite muito sua estada nesse lugar de sonho!
    e tire muitas fotos, e traga sua medalha!
    estarei na torcida por você!

    arrivederci;)

    ResponderExcluir
  4. Nossa Daniel que maravilha curta muito.
    Boa sorte!!!

    Adorei seu blog.

    ResponderExcluir