quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Longão em meio ao trânsito de São Paulo


por Daniel Gonçalves
Olá amigos, todos sabem como é o trânsito na cidade de São Paulo, ainda mais nos chamados horários de “pico”, onde o fluxo de veículos se intensifica. Pois bem, achei interessante dividir a experiência que tive hoje (18/08) com vocês: encarar um longão tendo o trânsito como agravante. Sem contar o frio que tem feito nos últimos dias. Trabalho no bairro do Morumbi, e o grande desafio seria chegar ao bairro de Pirituba, onde moro. Não sei exatamente quanto daria em quilômetros, desconfio que tenha aproximadamente uns 22Km. Coloquei calça, camiseta de manga comprida e uma outra de manga curta por cima, boné, fone nos ouvidos e a cinta Salomon que comporta duas garrafas de 500mL, além de um bolso que serviu para guardar o gel. Os meus amigos não acreditaram quando disse que voltaria para casa correndo, pois após um dia de trabalho, desde às 07:00 acordado, não é fácil encontrar forças para fazer um treino longo.
Optei por sair após as 19h00 com a esperança de que o tráfego de veículos pudesse ter diminuído. Então, exatamente às 19h10 saí em direção à Avenida Morumbi, na altura do nº 4000, entrei na Rua Oscar Americano, passei em frente ao Hospital São Luiz, acessei a Avenida Cidade Jardim, cruzei a ponte que leva o mesmo nome até chegar à Avenida Faria Lima, com a atenção voltada para as vias em que não havia semáforos, no qual teria que ter o máximo de cuidado para atravessar. A cidade de São Paulo é uma verdadeira “locomotiva” que não pára, cruzei toda a Avenida Faria Lima, passei pelo Largo da Batata, até ali perdia apenas alguns segundos aguardando os semáforos, vale lembrar que fiz um treino voltado mais para a “rodagem” do que a qualidade propriamente dita, não que eu estivesse lento, mas a preocupação com os veículos me fez correr com uma boa dose de cautela.
Vista aérea da Avenida Faria Lima
Abdiquei de percorrer escutando músicas, pois aquilo certamente tiraria a minha concentração para o mais importante, que era o trânsito. Passando pela Avenida Pedroso de Moraes, cruzei a conhecida Praça Panamericana, continuei seguindo até que chegou a primeira subida, de uns 400 metros, alcancei o cemitério da Lapa, até chegar à Avenida Leopoldina, na qual percorri por completo, ao final dela, segui por umas vias que não recordo o nome até chegar na Ponte Atílio Fontana, popularmente conhecida como Ponte Anhanguera, e atualmente intitulada de Complexo Anhanguera, já estava praticamente em casa.
Ao chegar, contei aos meus familiares, que simplesmente não acreditaram no que eu havia feito, perguntaram se eu tinha perdido o “juízo” ou ficado “louco” (risos). Da forma como relatei parece ter sido fácil, na realidade foi um desafio com vários agravantes: trânsito, frio, noite, distância, enfim foram obstáculos que consegui vencer nessa gélida noite paulistana. Utilizei um gel “GU”, água e isotônico Powerade sabor “Montain Blast”. Completei o treino com exatas 2 horas, e pelo ritmo confortável que fui do início ao término, creio ter dado a distância que citei inicialmente, com margem de erro de um quilômetro para mais ou para menos (risos). Pese que eu, no deslocamento para a minha casa, utilizando ônibus, levo quase 1h30min para chegar (não pela distância, mas sim contando o trânsito, semáforos, paradas para embarque e desembarque de passageiros, velocidade inferior ao de um carro normal entre outras). Se não fosse por esses fatores, o trajeto duraria em média 40 minutos (isso ocorre depois das 21h00). Essa postagem foi um imprevisto total, não estava planejando escrever durante a semana. Mas a experiência mereceu ser contada.
O meu companheiro dos longões
________________________________
Próxima corrida: 10Km - Track & Field Shopping Cidade Jardim

3 comentários:

  1. oi, daniel!!!

    que aventura!
    olha, é melhor fazer um longão desses todo dia que encarar 1h30 de trânsito;)

    está muito frio mesmo aqui em são paulo... de doer!

    a melhor hora pra correr esses dias é meio-dia em ponto, de uma tarde bem ensolarada rsrsrsrs

    parabéns pela coragem de enfrentar os cruzamentos de sampa!

    acabo sempre fazendo o mesmo percurso de ladeira aqui em barueri pela comodidade de não ter que atravessar rua rsrsrsrsrsrs prefiro ladeira a trânsito infernal kkkkkkkkkkkkk

    todo mundo acha a gente louco quando nos vê fazendo algo que à primeira vista parece tão insano.... insanidade, loucura mesmo, doidice de internar em hospício, é a pessoa sair de carro, ou pegar ônibus numa cidade como sampa kkkkkkkkkkkkk
    se essas pessoas soubessem como é muuuuito mais gratificante, desestressante e saudável sair correndo pra casa, teríamos um mundo bem melhor;) e mais cheio de ultramaratonistas kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    mas esse seu meio de transporte é muito poderoso;) lindo tênis! a bordo dele, deve ser ainda mais divertido fazer longão;)

    bons treinos!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Que kitigai enfrentar este trânsito infernal de Sampa a pé! Rsrsrs. Parabéns pelo treino! Não fosse o perigo do trânsito, acho que voltaria a pé tb! Rs.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal seu blogue parabéns ,é bom te ver tão animado bjs felicidades...Rosana Consuelo

    ResponderExcluir