terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Mexendo as primeiras peças do tabuleiro...

Olá amigos, o calor ainda não deu trégua, a cidade de São Paulo teve no mês de janeiro e início de fevereiro a temperatura mais alta registrada dos últimos 71 anos! É o verão mais quente desde a década de 40, o mais incomum disso é a escassez de chuvas, o que piora ainda mais a sensação térmica. Para mim, a chuva é o “bombeiro” das altas temperaturas, sempre apagando o “incêndio” daqueles dias de mormaço insano. As chuvas tem caído desproporcionalmente, em alguns lugares causando estragos, já em outros, de maneira insuficiente, deixando os reservatórios em estado de alerta. Na década de 40, o meu avô tinha pouco mais de dez anos de idade, tive que recorrer a ele para saber se o calor daquela época realmente incomodava como o de agora.

Calor...
Não pensem que sou rabugento, apesar de não gostar de calor desconfortante, também não quero morar na Finlândia (risos). Tudo que é em excesso, não é legal, tenho tido muitas dificuldades para dormir, os treinos não estão tendo o rendimento esperado, por sorte trabalho numa sala em que o ar-condicionado desempenha muito bem o seu papel, pois de outra forma, seria mais uma situação desagradável para enfrentar. Tenho tomado muito líquido nesse período, o que é altamente recomendável, haja água e suco para manter o corpo hidratado! Gosto do suco “Sollys”, da Nestlé, recomendação da nutricionista. As vezes, arrisco no adocicado “Del Valle”.

Ótima opção de suco
Falarei um pouco sobre os meus objetivos, inicialmente sem provas oficiais marcadas nas primeiras semanas do ano, a qual dediquei exclusivamente aos treinos. No entanto, depois de avaliar o extenso calendário esportivo, marquei as minhas duas primeiras corridas: Golden Four Asics. Um total de quatro etapas, começando com Porto Alegre, no dia 23/03, seguida da etapa no Rio de Janeiro, no dia 06/04. Lembrando que a distância é única de 21Km. A inscrição foi vantajosa, quem se inscrevesse nas quatro etapas (São Paulo e Brasília, no segundo semestre, completam o circuito), ganharia uma inscrição. Cada prova, isolada, custa R$ 110,00, no meu caso, tudo saiu por R$ 330,00. As provas patrocinadas pela Asics primam pela ótima organização e qualidade nos produtos oferecidos (desde o kit de participação até o pós-prova).

Digamos que eu faço exatamente como na foto 
Bom, falei em textos anteriores sobre a satisfação em ter adquirido o tênis “New Balance 1080 V2”, cujos resultados tem me surpreendido nos treinos de longa distância. Pois bem, de tanto pesquisar (nunca fui expert em tênis para correr - um verdadeiro contraste, já que corro há mais de dez anos), acabei encontrando uma resenha na internet, de um corredor brasileiro falando sobre o modelo “Saucony ProGrid Omni 10” (não vende no Brasil, somente por importação). Pesquisando o tênis em questão, acabei encontrando num site americano (Sportshoes) o modelo mais recente, ou seja, o atual. Para surpresa maior ainda, estava em promoção, de U$ 166,00 por U$ 82,00 (dólares). O bom é que havia previsão de entrega no Brasil, arrisquei e acabei adquirindo o modelo (Saucony ProGrid Omni 11). Levei um tempo para descobrir que a numeração UK 9  equivale ao 41BRA (meu número). O site SportsShoes dispõe de centenas de modelos de tênis, vale a pena conferir.

Saucony ProGrid Omni 11
Enquanto escrevo, recebo a informação de que o tênis já se encontra em terras brasileiras (sistema de rastreamento); no próximo relato espero já estar com o “dito cujo” e assim poder dividir com vocês as minhas primeiras impressões. O modelo que adquiri é para treinos de longa duração, algo que tenho procurado com bastante cuidado (pois não quero prejudicar minha musculatura inferior). Sobre o custo-benefício, a taxa de frete custou U$ 20,00, convertendo em reais, não chega a R$ 260,00 (por um par de tênis de alta performance e que não existe no Brasil). Fico imaginando quanto custaria em nossas lojas (acho que por não menos de uns R$ 600,00).

Como no xadrez, devemos ter cautela em nossas escolhas

E assim tem sido o meu início de ano, tenho feito tudo como num tabuleiro de xadrez: mexendo cuidadosamente cada peça, com paciência, consciência e responsabilidade. Os treinos na piscina tem sido fundamentais para o relaxamento da musculatura e a melhora na respiração, fato é que depois que inseri essa modalidade em minha vida, as coisas melhoraram sobremaneira. A alimentação tem sido regrada, não sou rígido por total, em ocasiões isoladas consumo alimentos fora dessa redoma, mas sem perder o equilíbrio e o foco na qualidade de vida. 

Um comentário:

  1. Daniel, com sua disciplina e determinação, 2014 será um ano abençoado.
    Bons treinos e km's de alegria pra você. Estudei as datas da golden four e ficarei de fora. Como você mesmo disse, o calendário de provas é muito cheio e minha resolução para este ano é de "menos é mais", ou seja, menos provas, mais treinos.
    abraço
    Helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    @Correndodebem

    ResponderExcluir