quarta-feira, 23 de outubro de 2013

[EU FUI] A bem organizada Meia de Sampa...


Olá amigos, depois de ter corrido na Meia Maratona Ecológica, segui com os treinamentos na academia, alternando entre natação, musculação (fortalecimento muscular) e treinos de corrida. Já ouvi de muitas pessoas a aversão que elas têm em correr em esteiras, muito pelo fato de “não sair do lugar”, resultando em monotonia e falta de perspectivas. No meu caso, acontece exatamente o contrário, acompanhando do meu fiel escudeiro “MP4”, sigo as passadas sem me preocupar com o que está ao meu redor, as músicas conduzem o ritmo das minhas pernas e assim executo um treino de qualidade. É lógico que não devemos nos tornar dependente da esteira e que os treinos ao ar livre (outdoor) devem ser respeitados conforme a planilha de treinos de cada um.


Essa conversa toda foi para dizer que eu estava bem para encarar outra meia maratona, apesar do intervalo de apenas vinte dias, lá estava eu inscrito na Meia de Sampa (21Km), marcada para o dia 14/07/13. Achei o valor da inscrição relativamente barato (R$ 80,00), visto que existe uma escala de valores, privilegiando aquele que se inscreve com antecedência. Não foi o meu caso, só fui lembrar-me dessa prova faltando pouco mais de uma semana para a realização da mesma, e ainda assim, haviam vagas para a inscrição básica. O kit básico continha uma sacola de treino, uma camiseta manga comprida, um boné, além de várias propagandas dos patrocinadores e parceiros.


Quem acompanha regularmente o blog, deve pensar o que faz este que vos escreve correr tantas meias-maratonas, confesso que o meu planejamento esportivo vem deixando a desejar nos últimos anos, me inscrevo nas provas a medida que elas vão surgindo, aliado ao meu interesse em participar, independente da “rodagem” que estou fazendo no momento, seja ela baixa ou alta. Muitas provas eu utilizo como um treino de rodagem, isso faz com que eu corra com responsabilidade e sem cometer excessos, por mais que a “tentação” de fazer isso durante o evento me “provoque”. Eu gosto da distância dos 21Km, é o meu tipo de prova favorito, está dentro daquilo que eu chamo “nem muito, nem pouco”, é um meio-termo o qual o meu corpo se adaptou nos últimos anos.


Bom, o domingo não poderia ter amanhecido melhor, dia ensolarado, com tendência a esquentar uns dois graus a cada cinco minutos (risos). A concentração do evento ocorreu nas dependências do Jockey Clube, incluindo a largada e a chegada, respectivamente. Gosto de correr com a camiseta da prova, me sinto “caracterizado” e inserido naquela atmosfera, além de ter um bom repertório de fotos diferentes para recordação (e divulgação no blog – risos). Já fiz parte por três anos da Nova Equipe Assessoria Esportiva, do grande ultramaratonista Emerson Bisan, aprendi muito no período em que estive com eles, mas acho que gosto de fazer as coisas mais livremente, sem ter a sensação de estar sendo observado.

Durval Kajimoto
Gosto da Meia de Sampa porque ela percorre locais que eu adoro; entre eles as redondezas do Parque Villa Lobos (Avenida Pedroso de Morais), além da famosíssima Praça Panamericana. Devo destacar que junto com a meia maratona, também teve uma prova de 10 e 5Km, uma maneira de agregar mais pessoas que ainda não correm a distância principal. A largada aconteceu pontualmente as 07h00 (ponto para a organização), logo no começo foi possível sentir se o meu corpo estava bem para encarar a prova, para o meu alívio, o corpo respondia bem as passadas iniciais, aos poucos o que era uma multidão de pessoas, foram sobrando apenas os atletas da meia maratona.



Os postos de hidratação estiveram bem posicionados, dos dois lados, evitando-se tumultos e empurrões. Ao subir a ponte Cidade Universitária, percebi que poderia impor um ritmo mais forte, nada que fosse me atrapalhar mais para frente. O meu “tanque” estava “meia-vida” na altura do Km16, senti as pernas um pouco pesadas, diminui o ritmo, sem perder a calma e o bom humor. Passados algumas centenas de metros, o motor “esquentou” novamente e eu pude voltar ao ritmo normal. A partir dali, passei a controlar mais as passadas, a entender que estava treinando e não competindo comigo mesmo. Antes de cruzar a linha de chegada, ainda tivemos que fazer uma volta completa dentro do Jockey, em solo plano de areia batida.

Com a minha amiga Marcele
Terminei a prova com o tempo de 1h49min59seg (praticamente 1h50min), nove minutos a menos que a entediante meia maratona ecológica, semanas atrás. Mas ainda longe dos meus melhores tempos na distância. Fiquei contente, o saldo final foi positivo, sem dores, sem cansaço extremo e mais uma medalha para a longa e vitoriosa coleção. Uma bonita medalha, acompanhada de frutas (maçã e banana), além de foto gratuita no mural da Nikon e uma massagem relaxante nas costas. Ainda conheci a Marcele Assis, corredora que só conhecida virtualmente, além de rever alguns amigos, entre eles o Durval Kajimoto, japonês que sempre está em TODAS corridas.


O meu destaque fica por conta do site oficial do evento, cujas informações estavam claras, desde os itinerários das três distâncias, além de linhas de transporte coletivo para o local do evento e dicas valiosas aos corredores. Navegação simples e prática, o valor da inscrição esteve a altura da qualidade do evento (custo-benefício) e os staffs cumpriram bem o seu papel. O único defeito são as longas filas no serviço de massagem, entendo que trata-se de uma cortesia do patrocinador, mas ficar debaixo daquele sol escaldante esperando não é nada legal. Sobre o guarda-volumes, estão de parabéns, não permaneci nem vinte segundos no local, somados a entrada e a retirada da minha mochila.

Informações sobre a prova:


Até a próxima (Meia Maratona Caixa de Salvador)

4 comentários:

  1. Q legal esse negocio de sobrar os atletas de meia marat. Adoroo tb esse tamanho de prova, acho q bem desenvolvida, tanto em treinos e provas, a gente se adequa em todas as provas (de 5 a 42). Achei seu tempo otimo! Parabens. Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Dani! Realmente essas provas são ótimas, ainda não estreei em Curitiba, quem sabe no ano que vem, farei de tudo para ir e colocar o Paraná no meu mapa de conquistas pessoais.

      Bons treinos!!

      Excluir
  2. Uma meia maratona plana, na zona oeste de São Paulo (meu lugar favorito) e bem organizada. Obrigado pela visita ao blog.

    ResponderExcluir