sexta-feira, 25 de outubro de 2013

[EU FUI] 1ª Corrida Rústica Base Aérea São Paulo - GRU

Olá corredores, depois de uma sequencia de provas de média distância, uma novidade despertou o meu interesse: a inédita “1ª Corrida Rústica Base Aérea São Paulo – GRU”, prevista para o dia 04/08/13. A ideia de correr uma prova dentro da Base Aérea de Guarulhos, um local restrito, onde trabalham os militares da aeronáutica, além das trilhas de terra batida, passando por pontos até então desconhecidos do público em geral, fez com que eu não pensasse duas vezes ao realizar a inscrição. A organização ficou por conta da K10 Esportes, ao custo de R$ 90,00 (noventa reais) no período inicial, aumentando para R$ 100,00 (cem reais) na última semana antes do evento.


Conversando com as minhas amigas Carla e Solange, fiquei sabendo que elas também estavam inscritas, combinamos de nos encontrarmos lá e tirarmos boas fotos. A retirada do kit ocorreu na própria Base Aérea, na véspera, onde fiz questão de ir para conhecer o caminho e não ter surpresas no dia seguinte. Até que a ida não demorou muito, a entrada no local é controlada, um militar solicita um documento com foto e o registra em livro de controle de visitantes, com nome completo, horário e o propósito da entrada. Procedimento similar ao sair das dependências da base. Não peguei filas, a medalha e o troféu estavam expostos, saciando a curiosidade de muitos.


O meu retorno a São Paulo foi tremendamente demorado, peguei um ônibus cujo desembarque ocorreu numa pequena rodoviária em Guarulhos, eis que passei mais de uma hora e meia esperando o ônibus com destino à rodoviária do Tietê, isso me aborreceu e muito. Compadecida com a situação, a Solange me ofereceu carona para o dia da prova, aceitei, pois não queria passar novamente pelo ocorrido da véspera. Gostei da camiseta, manga comprida, cor preta e bem desenhada com o logotipo da prova. Depois, fui saber que os primeiros inscritos ganharam uma viseira, outro ponto que me desagradou, certamente eu escreveria para os organizadores manifestando a minha discórdia. Acabei não escrevendo...



No domingo pela manhã, aparentemente quente, conheci a Silvia, irmã da Solange, que também estava inscrita. Então, nós três seguimos para o evento, chegamos muito cedo, o bom de pegar a marginal aos domingos é que o tráfego de veículos é bem reduzido. Elas estavam inscritas para os 5Km, cujo percurso seria integralmente no asfalto. A visão da Base Aérea é privilegiadíssima, pois é possível observar sem qualquer obstrução o aeroporto de Cumbica, os aviões decolando e aterrissando, além dos jatos particulares que fazem uso da pista. Uma visão única e certamente inesquecível aos olhos do público ali presente. Nem preciso dizer que aproveitei a ocasião para registrar várias fotos.


Antes da largada, todos ficaram em silêncio para o hasteamento da bandeira, seguido do canto do hino nacional. Depois disso, ouviu-se um disparo (ou um ruído próximo disso), a prova começou simultaneamente para as duas distâncias (5 e 10Km), eu estava com uma boa disposição naquela manhã e acabei não percebendo o ritmo forte que havia imposto no início. A primeira metade foi integralmente em asfalto, depois disso o momento mais aguardado pelos corredores: as trilhas, o “sobe e desce”, o contato com a natureza, passamos também por uma rua em paralelepípedos onde ficava a residência dos militares, até atingirmos novamente o asfalto e seguirmos para o final da prova. Quase não precisei de água, foi uma prova de “tiro curto”, a temperatura estava agradável, no entanto, tomei um ou dois copos de água.



Conclui os 10Km com o tempo de 45min41seg, o que me deixou muito satisfeito, ainda mais pelo fato de ter me tornado um corredor mais lento, devido as muitas provas longas que participei ao longo do ano. A medalha eu já conhecia, mas fiquei contente porque a que eu vira no dia anterior não era a “minha”, portanto, o objetivo estava completo ao recebê-la e estampá-la no peito. A minha amiga Carla, ainda me presentou com a viseira da prova, justificou dizendo preferia boné, coroando ainda mais aquela ótima manhã de domingo (risos). Senti falta apenas do tradicional isotônico, compensado com barras de torrone e maçãs.


Uma coisa que vem me incomodando nos últimos tempos são as “invencionices” dos organizadores em montar categorias de faixa-etária. Sempre entendi que o padrão são aquelas compostas por janelas de quatro anos (20-24, 25-29, 30-34 anos, etc.), o que tenho visto são extensas categorias de 16-29, 30-39, 25-34 anos, isso acaba minando a chance de muitos atletas em objetivar uma colocação melhor dentro da sua faixa etária. Alguns justificam que é a pouca demanda de atletas em determinadas faixas-etárias, porém, não acho justo que categorias sejam montadas para compor quórum de atletas. E também não adianta a organização se resguardar dessa questão só porque está escrito no regulamento, questões como essa devem ser colocadas na pauta a ser debatida para a próxima edição.


Para finalizar, reitero que foi uma experiência muito positiva correr nas dependências da Base Aérea de Guarulhos, pudemos desfrutar de momentos muito bacanas, onde mais uma vez o esporte abriu “fronteiras”, nessa linguagem universal que são as corridas de rua. Parabéns aos organizadores pela iniciativa de levar um evento esportivo para um local histórico, com uma vista exuberante de pousos e decolagens, garantindo mais um grande dia com boas histórias.

Informações sobre a prova:


Até a próxima

2 comentários:

  1. Com tudo isso, certeza que o que mais agradou foi a vista privilegiada do aeroporto, não adianta, é fascinante!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Solange,

    Foi uma ótima experiência poder conhecer a Base Aérea "correndo", já a vista do aeroporto foi única, pois já tive essa vista, mas de dentro do aeroporto. Você teve a mesma oportunidade, afinal, também esteve na prova.

    Obrigado por visitar a página.

    ResponderExcluir