domingo, 21 de agosto de 2011

[RELATO] 10 Milhas Brasil 2011


Olá amigos, passadas duas semanas após o Super 9Km Montevérgine, no Autódromo de Interlagos, tive a oportunidade de participar da corrida intitulada “10 Milhas Brasil 2011”, organizada pela PUMA, que ocorreu no dia 24/07/11, na região do Jockey Clube. O evento, novidade no circuito de corridas, surgiu contendo várias etapas e a cidade de São Paulo não poderia ficar de fora. A retirada do kit de participação (número de peito, camiseta e sacolinha esportiva) ocorreu na loja “Mundo da Corrida”, localizada na região do Ibirapuera. Nunca havia entrado nessa loja, achei muito bacana, fiz a retirada na sexta-feira (22/07/11), à noite, na saída do trabalho. No sábado pela manhã, véspera da prova, participei de um treino especial com o pessoal da Nova Equipe Assessoria Esportiva no Parque Alfredo Volpi, que por coincidência estava bem próximo do local da corrida.


No domingo pela manhã, acordei cedo (por volta das 05h00), pois a largada estava prevista para as 07h30. Apesar de eu morar perto, todos sabem como é o transporte público aos domingos, para não correr riscos de possíveis atrasos, optei em acordar com uma boa margem de segurança. Sendo assim, quando coloquei a “cara” para fora, percebi que estava muito frio, mesmo sabendo que era final de madrugada. As minhas precauções não foram percebidas, pois não tive nenhum tipo de contratempo, cheguei ao Jockey Clube por volta das 06h20, praticamente com o dia amanhecendo. Fui um dos primeiros a retirar o chip de cronometragem e tão logo fui procurar um lugar para aguardar.

Início da prova (fonte: Ativo)

Encontrei algumas pessoas conhecidas, inclusive a treinadora da Nova Equipe, Priscilla Crippa, inscrita para a categoria revezamento (dupla). Até aquele momento eu não tinha informações sobre o percurso, se seria misto ou duas voltas iguais, na verdade não estava prestando atenção aos avisos vindo dos auto-falantes. A largada ocorreu da maneira prevista, às 07h30, em pelotão único. Na semana anterior havia apenas feito Deep Running, por isso a prova seria mais uma rodagem do que performance, porém, ocorreu exatamente o contrário. O percurso foi interessante, passando pela Ponte Cidade Universitária até a Praça Panamericana, onde foi feito o caminho de volta. Não tive problemas de tráfego, visto que o ponto de retorno do revezamento foi bem antes da ponte, o que deixou os corredores bem a vontade.

Final (fonte: Webrun)

O meu corpo respondeu bem às minhas investidas, mesmo sem a carga dos treinos. Os postos de água funcionaram bem, não percebi reclamações por parte dos atletas. O último quilômetro da prova foi dentro do Jockey, onde passamos por um caminho de terra batida. Confesso que me surpreendi com o resultado: fechei os 16Km em 1h13min43seg. Fazia tempo que não corria forte; num passado não muito distante eu cheguei a fazer abaixo desse tempo, porém atualmente tenho feito mais rodagens e perdi a velocidade que tinha. Na chegada, frutas à vontade e um isotônico Powerade, sem falar da bela medalha de participação. Encontrei o pessoal da Nova Equipe, tiramos algumas fotos e assim retornei para casa.

Medalha pós-prova (fonte: Google Imagens)

Vale lembrar que pertenço à Nova Equipe, mas geralmente estou em corridas opostas ao calendário deles, portanto, acaba sendo encontros casuais nos eventos. Mas VISTO A CAMISA (risos). Retomando o assunto da prova, a PUMA conseguiu organizar (e patrocinar) um evento de alto nível, onde a estrutura do Jockey contribuiu para o sucesso em todas as frentes naquele domingo. Outro ponto interessante foi a distinção da camiseta oficial da prova: na cor amarela para o masculino e roxa para o feminino. Aqueles que fizeram a inscrição com certa antecedência tiveram os seus nomes grafados no número de peito. Informações sobre as próximas etapas (Distrito Federal em 11/09 e Belo Horizonte em 18/09) podem ser obtidas no site oficial: www.10milhas.com.br

Vídeo da prova publicado pelo site UOL:


No meu próximo relato, contarei como foram os 8Km na Corrida Noturna CAIXA, que ocorreu no dia 30/07/11 na zona norte da cidade de São Paulo.

4 comentários:

  1. Olá Daniel,

    Parabéns pela prova, pelo tempo e pelo relato detalhado. É bom saber que temos mais um organizador sério na parada, concorrência para os já tradicionais é saudável num momento de provas com inscrições "salgadas".

    Bons treinos!

    Claudio Rinaldo
    http://numerodepeito.blogspot.com/
    http://cicloviadigital.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Daniel, sim tudo bem, e com você?
    Muito obrigado pelo comentário no blog. Eu realmente fiquei emocionado ao saber que você se orgulha de ter dividido um pódio comigo e também considera isso um fato relevante na sua trajetória como corredor. Pode ter certeza que esse sentimento é recíproco, por que dividimos, além do pódio, a mesma visão sobre o esporte. E não são só os blogs que nos conectam de alguma forma, mas nossos valores em relação a corrida.

    Continue correndo, fazendo seus relatos e sendo fanático por maratonas. Quem sabe combinamos um dia de dividir o asfalto em uma.

    Abs.
    Marcelo

    ResponderExcluir
  3. parabéns por mais um prova e pela bela postagem.
    Um abraço e bons treinos !!!
    Fernando Moura
    www.vivendoavidacorrendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Então tá voando mesmo, hein? Dan, parabéns, além do seu preparo físico para enfrentar corrida de td tipo, dentro (Shopping...), fora (quase td), asfalto, terra, água, calor, frio, chuva, vc ainda nos faz um relato super interativo, então obrigada, bjs.

    ResponderExcluir