segunda-feira, 7 de março de 2011

[RELATO] Corrida do Carteiro

Olá amigos leitores, trago ao conhecimento de vocês o relato sobre esse evento que ocorreu no dia 30/01/11. Essa prova integra o Circuito Nacional de Corrida dos Carteiros. Nunca participei dessa prova, portanto, tudo que eu relatar aqui será com ares de “ineditismo”. Até a edição de 2010, a prova acontecia na Vila Leopoldina, na zona oeste de São Paulo, porém, o local foi alterado para a cidade de Osasco/SP.

As inscrições foram gratuitas e limitadas a dois mil inscritos, portanto, esgotaram-se rapidamente. Por indicação da corredora Danieal Barcelos, do blog Correr é minha vida, fiquei sabendo dessa prova, e tão logo realizei a minha inscrição no site da Webrun. Não é de toda gratuita, no ato da retirada do kit é necessário que seja entregue 10Kg de arroz ou duas latas de leite em pó, para fins de doação a instituições de caridade. Causa nobre e que tem todo o meu apoio.

A retirada do kit ocorreu no prédio central dos correios localizado na Vila Leopoldina. Exceto pelo chip, que seria entregue no dia do evento, já estava com os demais itens em mãos (camiseta e número de peito). O dia estava muito quente, um prenúncio do que estava por vir no domingo. Seria a minha quarta corrida no mês, todas sob temperatura acima dos 30ºC, o que afortunadamente tornou-se um agravante, causando um desgaste físico superior ao previsto.


Troféus dispostos em destaque

O domingo amanheceu conforme o imaginado por este pseudo-blogueiro: um calor insuportável. Peguei carona com o meu amigo Zolli, veterano das corridas de rua. Também esteve conosco outro amigo do bairro, o veterano Adilson. Chegamos em Osasco em pouco mais de 20 minutos, e a estrutura ainda estava sendo erguida. Encontrei vários conhecidos, sendo que o Zolli me apresentou várias pessoas, muitos deles da “velha guarda”, atletas que correm há mais de 30 anos, todos bem fisicamente, o que mostra o quanto o esporte rejuvelhesce as pessoas.

Da esquerda para a direita: Zolli, eu, Adilson e "não identificado"

A largada aconteceu pontualmente às 09:00h (para minha tristeza, outra prova nesse horário). Sem dúvidas, foi a prova mais quente até aquela data que eu havia presenciado em 2011, a sensação térmica era como se não tivesse como fazer mais calor naquela manhã. Fui com o pensamento de fazer uma prova nos mesmos moldes que a do aniversário de São Paulo, porém, para não sucumbir naquela temperatura, procurei ser o mais rápido possível no percurso, a fim de buscar sombra e água gelada no final. Outro ponto que “cansou mentalmente” foi o fato de a distância ser percorrida em duas voltas, ou seja, a vontade era de fazer igual um carro de formula 1 faz quando vê que não pode melhorar na volta: retornar aos boxes. Mas as ótimas músicas que estava ouvindo refutaram esses pensamentos e assim continuei correndo normalmente. Engraçado, que se esse turbilhão de coisas passou pela minha cabeça, que diferentes pensamentos não passam pela cabeça dos outros? Se eu não dividisse com vocês, certamente deixaria passar essas curiosidades (algumas frívolas outras interessantes – risos).

Minha amiga Elineia e eu (pós-corrida)

Na metade da segunda volta encontrei a Elineia, excelente corredora e com pace parecido com o meu, nossa diferença de tempo em provas esbarra em segundos. Fui no ritmo dela até o final, em alguns momentos funcionei como um “coelho”, puxando-a em momentos que alguma atleta feminina estava próxima dela. Ao final, fechei os 10Km em 46:13min, mais do que isso, vim a descobrir que o trajeto possuía 350 metros a mais. Não perdi tempo, a primeira coisa que fiz foi me hidratar e procurar sombra para descansar, as pernas saiam “fumaça”, parecia que eu estava correndo descalço numa superfície pegando fogo.

Minha amiga Marisa e eu (pós-corrida)

Aguardei o meu amigo Zolli até a apuração final, pois ele tinha boas chances de ganhar um troféu na faixa etária, o que infelizmente não aconteceu. Encontrei outros amigos, tiramos fotos e conversamos sobre as próximas corridas. Bom, assim encerrei o mês de janeiro, com provas que serviram para estruturar o meu trabalho de base para os próximos meses. Seguindo minha orientação de treinos de base, o ano “letivo” de corridas começará com afinco a partir da segunda quinzena de março.

Eu e a galera do "Sem Juízo"

Da esquerda para a direita: Pedro, José, Zolli, eu, Adilson e "não identificado"

Considerações finais: o evento esteve bem organizado na distribuição de kits na véspera, na entrega de chips no dia e até o guarda-volume surpreendeu pela celeridade. As minhas críticas vão para a demora na premiação, o que causou enorme desconforto nos atletas, por causa da temperatura. Gostei da medalha e conforme muito bem observado pelo Fabio Namiuiti, do Arquivo de Corridas, concordo ao afirmar que da minha coleção, é a única projetada para ficar em pé (risos).

PRÓXIMO RELATO: Primeira Corrida Mogi Shopping

4 comentários:

  1. Olá Daniel,

    Apesar daquele calor todo, foi uma prova muito bem organizada. E o melhor de tudo, a inscrição ajudou quem precisava.

    Parabéns pela participação e na próxima a gente se vê lá!

    Claudio Rinaldo
    http://numerodepeito.blogspot.com/
    http://cicloviadigital.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por mais essa, Daniel! Ainda bem que, apesar do calorão, terminamos todos de pé, nós e a medalha...

    Abraço, valeu novamente pela citação e pela foto dos amigos da 100 Juízo. Até as próximas corridas!

    Fábio
    http://www.fabionamiuti.hd1.com.br

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Daniel por esta e todas outras conquistas. Cada corrida realmente possui uma história, uma curiosidade e fatos a serem contatos. Isso que é legal e faz com que continuamos a correr sempre e chegar no ponto que nossos amigos corredores como o Zolli chegaram: 30 anos de corrida para mais e com muitas histórias!
    Bjs e ótimos treinos e provas a todos nós

    http://correreminhavida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Aqui também tem esta corrida dos carteiros. Ainda não aconteceu.

    ResponderExcluir