terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Um novo ciclo começando...


E lá se vai 2013...para ser sincero, não vejo a hora de entrar 2014. O momento mais marcante em 2013, sem dúvidas, foi a minha participação na complicada Maratona do Deserto do Atacama, até hoje me pergunto como foi que eu fui parar lá (risos). A cada quilômetro, o calor aumentava substancialmente, paralelamente, o percurso piorava na mesma intensidade. Foi um ano em que quase vi o meu time do coração (São Paulo Futebol Clube) cair para a segunda divisão do futebol brasileiro. Seria um desastre em todos os sentidos (para não dizer “vergonha”), em ano de Copa do Mundo (e aos olhos do mundo), um time com a história do São Paulo jogar a Série B. Felizmente o time conseguiu livrar-se da degola, graças a uma pessoa, cuja dívida será eterna: Muricy Ramalho. Sou torcedor de “sofá”, gosto de assistir jogos em minha casa, não sou frequentador de estádios.

Não corri a São Silvestre neste ano, decisão já estava tomada há meses; após ter participado em dez edições nos últimos onze anos, resolvi fazer algo diferente, ter uma “história alternativa” para contar. Perdi as contas de quantas vezes tive que justificar aos amigos e conhecidos o motivo da minha ausência. É normal as pessoas estranharem eu não correr essa prova, muitos entendem que a São Silvestre é o evento do pedestrianismo de maior importância no Brasil, realmente, a propaganda é a “alma do negócio”, tudo bem que a prova tem história e por ser disputada no último dia o ano, torna-se quase inquestionável.

Mas não pensem que fiquei de “pernas pro ar”, disse que faria algo “alternativo” e fiz: corri a minha “São Silvestre” particular na esteira da academia Bodytech, do Shopping Eldorado. As esteiras de lá são fantásticas, existe a possibilidade de simularmos um treino de corrida em diversas ruas e parques do mundo. Optei por correr nas trilhas abertas e fechadas, depois passando por áreas urbanas, todas localizadas em Auckland, na Nova Zelândia. O programa impressiona, além de possuir outras tantas funcionalidades. Fiz os meus 15Km, mesma distância que os mais de 27 mil atletas que percorreram na São Silvestre. Ainda fiz 2Km de natação em seguida.

O meu último almoço do ano foi especial: culinária japonesa. O ano que se inicia marcará o aniversário de 5 anos do blog, que surgiu em 2009, com o propósito de dividir experiências, curiosidades, dicas e o que mais se pode extrair das corridas de rua e de montanha. Foi um em que eu amadureci em muitas coisas, começando pela vida pessoal, percorrendo o lado profissional e seguindo a esfera esportiva, onde aprendi a respeitar mais o meu corpo, não apenas com “intenções”, mas com atitudes. O pontapé inicial ocorreu quando passei a ter um acompanhamento nutricional, troquei praticamente toda a minha alimentação e hoje sou muito mais feliz e satisfeito com essa grande mudança.

Os meus sinceros agradecimentos a todos que me acompanharam ao longo do ano, minha motivação em escrever é medida pelos gestos de afeto que recebo nas mensagens de incentivo, procuro me colocar no lado de quem está lendo, pois a minha intenção é fornecer informações, dicas e detalhes que as vezes passam despercebidos. Sou positivista, procuro ver coisas boas mesmo onde as vezes elas deixam a desejar, mas, se o erro ou desrespeito com o atleta é explícito, não meço esforços para mostrar aos organizadores e solicitar que providências sejam tomadas. Reciprocidade nos bons atos, são com eles que chegaremos longe.

2014 será um ano melhor em todos os sentidos, pode crer!

Termino com uma frase dita por Axl Rose (vocalista da banda Guns N’ Roses), ao despedir-se do público no Rock in Rio 2001 (encerramento do show):

(...) paz, eu amo vocês...seja bom para os outros e vejo vocês novamente, boa noite! (...)


Daniel Gonçalves

2 comentários:

  1. Oi Daniel
    Um feliz ano novo para voce e parabens pelos 5 anos do seu blog. Que 2014 seja repleto de mais conquistas e experiencias para continuar a compartilhar aos que te acompanham.

    ResponderExcluir
  2. Daniel, parabéns pelo ano de 2013, parabéns pelos 5 anos do blog e muitas conquistas e aprendizados nesse 2014 que se inicia.

    Você pretende correr alguma prova de montanha no estado de SP em 2014?

    Abraços e bons treinos.
    Brunno - http://movidoaendorfina.wordpress.com

    ResponderExcluir