sábado, 5 de outubro de 2013

[RELATO] Meia Maratona Caixa de Porto Alegre


Olá amigos, é com grande satisfação que dividirei com vocês a oportunidade que tive de conhecer Porto Alegre. Apesar de tudo ter ocorrido num único e rápido final de semana, guardo boas recordações daquele lugar. A Meia Maratona Caixa de Porto Alegre surgiu por acaso numa de minhas “andanças” pela internet e, num súbito de empolgação extrema, ainda no mês de janeiro, fiz a inscrição para a prova. Quem corre sabe muito bem que o ato da inscrição para algum evento é o estopim para fazermos um turbilhão de coisas, o treino passa a ser feito com maior motivação, passamos a buscar informações sobre edições anteriores, evitamos faltar na academia, convidamos amigos, fazemos daquela situação criada o “nosso evento particular”, podem observar, a nossa rotina dá uma sacudida (risos).


Tão logo fiz a inscrição em janeiro, teria que começar a procurar as passagens aéreas, já que a antecedência é o segredo para obtermos o melhor preço. A prova estava marcada para o dia 28/04/13, entretanto, quem vem me acompanhando no blog, percebe que muitas coisas estavam acontecendo ao mesmo tempo (viagem ao Atacama, recuperação de contusão, entre outras coisas). O fato de não conhecer Porto Alegre me motivou ainda mais a querer viajar para lá, em todos esses anos nas corridas, muitos lugares no próprio país ainda são desconhecidos para mim. Comentei o assunto com a minha amiga Priscila e ela adorou, então, a convidei para ir comigo, prontamente aceito. Fiz a reserva no Íbis Hotel (agradeço a ajuda da minha amiga Solange), porém, a Priscila não conseguiu obter passagem no mesmo voo que o meu, acabamos viajando separados, tanto na ida, quanto na volta.


Desembarquei no Aeroporto Internacional Salgado Filho (em Porto Alegre), por volta das 12h30min, a Priscila já havia chegado e estava me esperando. O hotel ficava a pouco mais de trezentos metros do aeroporto, nem precisamos pegar táxi. Deixamos nossas coisas no quarto e fomos retirar o kit, no Shopping Bourbon. Não pegamos fila, foi tudo muito rápido, juntamente com a camiseta, um par de meias para correr, uma toalha de secagem rápida e algumas propagandas. O chip de cronometragem seria entregue no dia da prova. A Priscila estava inscrita nos 5Km, daí o motivo da camiseta dela ser de cor diferente dos que fariam 21Km. Com o kit em mãos, fomos almoçar e em seguida retornamos ao hotel. Descansamos, afinal, o dia seguinte prometia ser bastante agitado.



No domingo pela manhã, saímos bem cedo para a largada, que estava marcada para as 08h00, próximo à pista de skate do Parque Marinha do Brasil. Além as provas individuais (21 e 5Km), houve também uma modalidade de revezamento, para quatro atletas. O trajeto até o local durou cerca de trinta minutos, percorridos de táxi, por ser domingo, não havia grande fluxo de veículos. O dia prometia esquentar muito, fato comprovado a medida que se aproximava o início da prova. Encontrei a minha amiga Carmen (que mora em Porto Alegre e que até então só conhecia pela internet), conversamos rapidamente, depois disso segui para a largada. Sem atrasos e com o sol mais presente do que nunca destacado num céu sem nuvens, fiz a minha estreia em Porto Alegre. Os primeiros cinco ou 6Km corri de forma bem cadenciada, sem exageros.



Passamos em frente ao estádio Beira-Rio (uma das sedes da próxima Copa do Mundo de Futebol), com a reforma em pleno vapor. As avenidas eram bem espaçadas, o que permitiu correr de forma bem tranquila, seguimos por uma área residencial, a impressão que tive era de um lugar calmo e bom para se morar. O percurso, totalmente plano, não havia subidas e nem descidas (talvez alguma, mas de tão curta, nem considerava como obstáculo). A sinalização era bem feita, os postos de hidratação funcionaram bem, o calor foi uma espécie de “termômetro” para qualificar se o serviço de distribuição de água foi satisfatório ou não. Aos poucos, passei a ver atletas “voltando” na pista paralela, deduzindo que o ponto de retorno da prova estava próximo. Atingi a metade da meia maratona sem maiores problemas, apenas com um princípio de cansaço.


O calor já tomava conta do ambiente, continuei concentrado, sem cometer erros que pudessem atrapalhar os meus planos. A partir do Km13, resolvi acelerar o meu ritmo, passei a acompanhar atletas que estavam próximos como forma de estímulo para manter o meu pace razoável e sem oscilações. O final foi um tanto ”maçante”, não era apenas chegar e terminar havia vários trechos de “ida e volta”, antes de tomar o caminho do pórtico de chegada. Cruzei o final com o tempo de 1h48min, muito comemorado e sem qualquer dor. A Priscila estava me esperando, também havia superado os 5Km com bastante competência. A bela medalha coroou a minha estreia em terras gaúchas. Pegamos um táxi de volta ao hotel, pois o retorno estava previsto para o início da tarde.



Como havia dito no início, retornamos em voos diferentes, mas com a certeza de dever cumprido. Apesar de ter sido uma viagem rápida, foi muito bom conhecer Porto Alegre e pretendo retornar para novos desafios. Próxima edição da meia maratona? Sim, seria muito bom repetir essa prova, pois a organização da Latin Sports conseguiu o meu respaldo para indicar esse evento para os amigos do blog. Valor da inscrição relativamente bom (custo benefício), estrutura ideal, guarda-volumes bem organizado e celeridade na divulgação dos resultados. Um evento que conseguiu o meu selo de “APROVADO”.


No próximo relato, muita velocidade na Indy Run...

2 comentários:

  1. Aew Dan, depois de Atacama e de outras provas, vc superou os problemas e se superou! Sensacional, turismo e esporte, bela dobradinha!!! Adorei! Parabéns por mais esse desafio!!

    ResponderExcluir
  2. Conhecer Porto Alegre foi sensacional, outra parte do Brasil até então desconhecida para mim. Espero retornar lá mais vezes, apesar de ser sul do país, estava muito calor. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir