domingo, 9 de setembro de 2012

VII CORRIDA JUVENTUS - VIVA A MOOCA


Olá amigos, confesso que estava em dívida com o bairro da Mooca, isso porque nesses quase onze anos de corridas, lembro vagamente de ter participado de apenas uma corrida nesse período. Se estou bem certo, corri uma prova de 10Km nos idos de 2004 ou 2005, num evento organizado pelo Rotary (não sei se essa corrida ainda existe). Dessa forma, fiz de tudo para encaixar essa prova no meu calendário, inclusive o fato de ter estado em Piquete/SP (VIII Etapa da Copa Paulista de Corridas de Montanha) na noite anterior, conforme vocês puderam acompanhar no meu relato. O meu interesse na VII CORRIDA JUVENTUS – VIVA A MOOCA não é de hoje, culpo os imprevistos por ainda não ter marcado presença.
Clube Atlético Juventus
Confirmada para ocorrer no dia 26/08/12, relutei por alguns momentos em me inscrever, principalmente caso permanecesse em Piquete/SP por conta do horário dessa prova (noturna) e pelo fato de não ter como me deslocar para casa ainda no mesmo dia (ônibus só no domingo pela manhã e certamente num horário intempestivo para chegar à Mooca). Graças a carona oferecida pelo Eder e a hospedagem do Jorge em sua casa (Mogi das Cruzes), pude manter os planos de estar na Mooca no domingo pela manhã. Chegamos à Mogi das Cruzes por volta da meia-noite de sábado para domingo, ou seja, pouco tempo de descanso.
Pórtico de largada / chegada
No relato anterior (Trancos e Barrancos em Piquete), não citei que, antes de me encontrar com o pessoal que me daria carona para a corrida de montanha em Piquete/SP, fui até o Shopping Central Plaza (metrô Tamanduateí) onde retirei o kit da corrida Juventus. No kit, apenas o número de peito, chip descartável e a camiseta alusiva ao evento. Apenas a título de informação, gostei do shopping Central Plaza, uma boa alternativa para aqueles que detestam ir a lugares lotados (tudo bem que sábado de manhã pode não servir de parâmetro, porém, me causou uma boa impressão). Quanto ao valor da inscrição, razoável para o que tem hoje em dia: R$ 55,00. Penso que o valor “sentimental” pesou mais que qualquer valor que fosse a inscrição, a vontade de correr uma prova na zona leste foi maior.
Com a medalha
Acordei às 04h30min e em pouco mais de vinte minutos já estava na estação de trem Brás Cubas. Em pouco mais de uma hora, já estava na estação de trem Tamanduateí (com direito a baldeação na estação Brás). Fui de ônibus até a altura da estação de metrô Vila Prudente, pois algumas estações do metrô estavam interditadas (obras de melhorias) e haviam sido disponibilizados transporte gratuito entre as estações que estava com o serviço suspenso. Caminhei uns vinte minutos até encontrar o local de concentração e dispersão da prova: o Clube Atlético Juventus. Quase sempre encontro pessoas conhecidas nas provas, dessa vez não foi diferente, lá estavam o Marcelo Peral, o Wilson Lobo e o Márcio de Farias (que agora só corre 10Km abaixo de 42min).
VII Corrida Juventus - Viva a Mooca
A largada foi um tanto curiosa, pois os caminhantes (3Km) largaram primeiro e após cerca de vinte minutos, a prova dos 10Km foi liberada. O atraso não me incomodou, pois a pressa era a menor de minhas preocupações. Então, por volta das 08h20min ocorreu oficialmente a largada da VII Corrida Juventus – Viva a Mooca, uma verdadeira festa, principalmente por contar com a presença maciça dos moradores do bairro. Os primeiros quilômetros foram tranquilos, segui sem forçar o ritmo, foi bacana observar as pessoas nas portas de suas casas apoiando os atletas. Atingimos a tradicional Avenida Paes de Barros, seguimos por boa parte dela, nos dois sentidos, sendo a última parte numa leve inclinação, onde dei as primeiras mostras de cansaço.
Pós-prova
Sem perceber, estava correndo num ritmo “forte” para as minhas intenções daquele dia, como já estava no quilômetro oito, segui a prova normalmente, ao som de muito rock n’ roll. A distribuição de água ao longo do percurso foi eficiente, da mesma forma a sinalização, não havia chance de ninguém “se perder” no trajeto. O domingo estava bem animado, temperatura alta, todos ali em clima de festa. Finalizei os 10K com o tempo líquido de 46:54min, o que me surpreendeu, pois tinha planos de terminar acima dos cinquenta minutos, muito mais pela questão do cansaço. Recebi uma bela medalha, além de uma sacolinha com frutas, suco, barra de cereal e um mini pão de mel. Havia o serviço gratuito de massagem e alongamento, não pensei duas vezes e entrei na fila para o atendimento.
Em seguida, retirei as minhas coisas no guarda-volumes, que por sinal estava bem organizado (faz tempo que não enfrento problemas nesse quesito) e dali retornei para casa após dois dias seguidos de provas. O balanço que faço é inteiramente positivo, visto que no sábado consegui encarar bem o desafio da “VIII Etapa de Corridas de Montanha em Piquete/SP”, com o agravante de ser noturna e pouco mais de doze horas já estava a postos para correr na “VII Corrida Viva a Mooca”.
Medalha
No próximo relato, contarei em detalhes a minha viagem ao Espírito Santo, onde fui correr as 10 MILHAS GAROTO (02/09/12), cuja largada ocorreu em Vitória e a chegada em frente a fábrica dos chocolates Garoto, em Vila Velha. 

2 comentários:

  1. Parabens Daniel esta muito bem preparado aguentou 02 eventos !!!

    ResponderExcluir
  2. Aew Dan, duas corridas simultâneas, sem dormir, pq convenhamos....dormiu nd né e ainda fazendo um tempo legal, Parabéns!!!! Ah e o + bacana eh esse certificado de conclusão, q coisa + tradicional....me lembrei da escola, rsrsrs, muito legal!!! e....soh para constar, ate o Bourbon Shop que bomba, eh tranquilo aos sábados pela manha......kkkkk

    ResponderExcluir