domingo, 22 de abril de 2012

[PARTE 2] Aventura na ARGENTINA

Congresso Técnico e a Meia Maratona dos Glaciares

Olá amigos,

Continuando, na sexta-feira (13/04/12), ocorreu o Congresso Técnico (ou Reunião Técnica), no salão de conferências do Hotel Los Alamos. Com início marcado para as 19h00min, cheguei um pouco antes para pegar um bom lugar. Antes de começar, corredores de vários países posaram para fotos com suas respectivas bandeiras, curioso foi quando argentinos, uruguaios e venezuelanos pediram para serem fotografados com a bandeira do Brasil. Lá encontrei a Ana, que estava acompanhada com a mãe, tiramos várias fotos e marcamos de jantar ao término da reunião. Os organizadores fizeram a apresentação da prova, agradeceram as autoridades locais que autorizaram a realização da prova, aos atletas inscritos (havia oito países representados), e também aproveitaram para divulgar a Meia Maratona das Cataratas do Iguaçu, onde “rasgaram” elogios aos projetos de parceria com o Brasil na questão da preservação e melhorias das reservas ambientais no qual Brasil e Argentina fazem são signatários (e também por fazerem fronteira).

Kit de participação
Local do Congresso Técnico
Local do Congresso Técnico
Falando sobre a prova, apresentação foi feita toda no idioma espanhol (não tive problemas para compreender), juntamente com a meia maratona haveria uma prova de 10Km, a largada seria única para as duas modalidades pontualmente as 11h00min, a temperatura estaria na faixa dos 7ºC, com máxima de 9ºC e mínima de 4ºC (sensação térmica). Possibilidade de chuva foi considerada pela organização, também formos alertados a levar roupas “pesadas”, pois o frio estaria “presente” durante o dia todo. Outra coisa que chamou a atenção de todos: neve não estava descartada!!! Encontrei o meu amigo Antonio Melquisedech, vencedor da promoção cujo premio seria a inscrição para a prova, com direito a cobertura fotográfica exclusiva antes, durante e após o evento. Depois disso, discorreram sobre o regulamento, os critérios de classificação, a cronometragem por meio de chip descartável, a obrigatoriedade em utilizar a camiseta da prova, o translado que seria oferecido aos inscritos e o transporte a parte para os acompanhantes. A prova seria realizada nas dependências do Parque Nacional dos Glaciares, portanto, seria necessário adquirir o ticket de acesso ao parque (não estava incluso na inscrição). Passadas todas as orientações, bem como dirimidas as dúvidas de alguns atletas, a reunião durou aproximadamente uma hora. Os organizadores desejaram uma excelente prova a todos e encerraram o congresso técnico.
Congresso Técnico
Antonio Melquisedech sendo entrevistado pela WebRun
Ana e eu
Em seguida, combinei com a Ana de jantar às 21h00min, fomos num restaurante próximo, indicado por ela (aliás, não precisei me preocupar muito com isso, pois a Ana, ainda no Brasil, já havia pesquisado diversos lugares e conhecia praticamente a cidade inteira – risos). O meu pedido foi um prato ravióli ao molho com carne de cordeiro (tradicional na região). Foi um jantar muito agradável, pude conhecer um pouco mais a respeito da Ana e de suas viagens ao redor do mundo, inclusive me deu várias dicas, todas devidamente anotadas (risos). Após o jantar, retornamos aos respectivos hotéis, pois teríamos um dia longo pela frente (o motivo que nos levou até lá!). Antes de dormir, preparei a mochila com tudo que ia levar, assim teria menos trabalho ao despertar, e também o risco de esquecer alguma coisa seria menor. Apesar de largada estar marcada para as 11h00min, o translado até o local da prova partiria entre 08h00 e 08h20min, portanto, um atraso significaria um grande prejuízo, visto que a distância até o Parque Nacional dos Glaciares era de cinquenta quilômetros.

Jantar na companhia da Ana
Ravioli com carne de cordeiro (jantar na véspera da prova)
Acordei as 06h30min, tomei um café reforçado, me troquei e fui para o local da saída dos ônibus (em frente ao Hotel Los Alamos). Ainda estava escuro, devo lembrar que os dias amanhecem após as 08h00min, o que me confundiu bastante, afinal, nunca passei por situação semelhante no Brasil. Encontrei a Ana, e dali fomos juntos na van que nos levou ao Parque Nacional dos Glaciares. Ela estava muito ansiosa, mal conseguira dormir pensando na prova, não era para menos, afinal, por ser a primeira edição, não tínhamos referência alguma a respeito do que viria pela frente. Ao contrário, eu dormi feito uma “pedra” (risos), independente do que poderia acontecer, sabia que uma noite bem dormida seria fundamental para estar com disposição para enfrentar os obstáculos daquele dia. A paisagem que vimos pelo caminho foi fascinante, havia de tudo: nascer do sol, arco-íris, a beleza do lago argentino, tudo numa estrada praticamente deserta, numa questão de minutos todo aquele cenário mudou...as nuvens que até então eram leves, passaram a ficar escuras e carregadas, o sol já não aparecia, um horizonte denso, a cada quilômetro percorrido mais escuro ficava, a estrada, que antes era cercada por uma vegetação baixa e “queimada”, passou a ser ocupada por grandes montanhas, todas cobertas de neve em seus picos, dando um contorno de filme de terror. Parecia que havíamos entrado em outra dimensão, mas aquela região havia muito dessas mudanças repentinas, o que tornava o lugar único e dar uma espécie de “charme sombrio”.
Ana e eu antes da prova
Tomando Powerade
Pórtico de largada
Ao chegar ao Parque Nacional dos Glaciares, nem precisamos descer da van para entregar os ticket, um funcionário do parque entrou na van para efetuar a retirada dos ingressos. Já nas dependências do parque, ainda percorremos de van mais vinte e cinco quilômetros até o local da concentração do evento. Ali pudemos perceber como seria o percurso, com subidas e descidas leves, o solo molhado por conta da garoa que cobria a região. Chegamos ao local da largada e rapidamente entramos numa cafeteria (aliás, para proteger do frio, todos os atletas entraram). Estava muito frio, gelado, já que garoa fina, vento, além de estarmos próximo a geleira “Perito Moreno”, uma espetacular obra da natureza. Momentos antes da largada, tirei muitas e muitas fotos, pois aquele momento era único, valia a pena enfrentar o frio. Vamos agora ao que realmente interessa: MEIA MARATONA DOS GLACIARES!!!
Eu
Eu
Eu e o Antonio
A largada ocorreu sem atrasos, as 11h00min, a minha proposta para a corrida era curtir cada momento da melhor forma possível. Portanto, em nenhum momento pensei em performance, o meu objetivo ali foi vivenciar e registrar cada “pedacinho” do lugar. Com a câmera fotográfica na mão, iniciei de maneira bem tranquila, parando a todo instante para fotografar. A garoa já havia parado, apesar do tempo “fechado”, não sentia frio, o fato de estar em movimento foi o suficiente para me manter aquecido. A Ana seguia no mesmo ritmo, em alguns momentos eu parava para fotografá-la, o lugar era fantástico, uma paisagem atrás da outra. Passamos pelo “retorno” dos atletas dos 10Km, foi aí que ficamos mais “isolados” ainda, não víamos ninguém num raio de trezentos metros, parecia uma corrida “particular” ou um “treino de luxo”, enfim, eu estava adorando aquela sensação, diferentemente da maioria das provas, onde as pessoas disputam espaço e muitos inconvenientes acontecem. Ainda correndo em companhia da Ana, cruzamos a metade da prova (10,5Km), onde pudemos presenciar duas três cenas simultâneas: um arco-íris, raios de sol e pequenos flocos de neve, tudo isso somado a uma exuberância natural, que era as montanhas e a grande geleira no horizonte. Aquilo era um verdadeiro cartão postal, uma pintura dos deuses, um lugar intocado pelo ser humano. Realmente torço para que continue assim.
Ana e eu momentos antes da largada
Largada da Media Maratón del Glaciar
No percurso
O retorno foi tranquilo, parecia que estava correndo sozinho, encontrei algumas pessoas pelo caminho que se ofereciam para me fotografar, em troca eu também os fotografavam. Uma dessas pessoas foi a Leila, uma argentina muito simpática, o outro foi o Sr. Pablo, residente de Córdoba, também na Argentina. A grande surpresa ficou para os metros finais, já que seriam 400 metros de subida íngreme em zigue-zague, para quem já havia corrido mais de vinte quilômetros, foi mais um grande desafio a ser superado. Assim que avistei o pórtico de chegada (a uns 100 metros) o meu nome foi anunciado pelo locutor: “Aquí viene el atleta de Brasil, Daniel Gonçalves”, finalizei a Meia Maratona dos Glaciares com o longo tempo de 2h27min (por tudo o que vi, poderia ter demorado mais a terminar – risos). Recebi a medalha diretamente de uma representante da organização, havia frutas e isotônico a disposição. Não sentia frio, a adrenalina estava a mil, porém, a medida que o corpo ia “esfriando”, passei a sentir a baixa temperatura ambiente, não via a hora de colocar roupas secas.
Percurso
Outro trecho da prova
Metade da prova concluída
Farei algumas considerações a respeito da logística do evento: a inscrição foi toda realizada pela internet, um formulário preenchido no site da prova e direcionado para um administrador dos pagamentos (uma espécie de Ativo.com), fiquei um pouco desorientado a respeito da confirmação da inscrição, apesar de ter recebido um email com a confirmação do pagamento, ainda carecia de um email com a efetivação da inscrição (esses emails que recebemos até o número de peito). O percurso foi bem sinalizado, a marcação por quilômetro estava bem visível, bem como a distribuição de água e isotônico, em todos os postos. Eles poderiam ter caprichado mais na arte da medalha, achei bem simples. Também demorou muito a sair a lista de atletas inscritos, por trata-se de um evento com apenas 300 (trezentos) participantes, a organização compensou isso com a agilidade na divulgação dos resultados (no dia seguinte). No mais, a organização esteve de parabéns, pois conseguiu reunir pessoas de oito países para um evento inédito.

Parando para ser fotografado
Posto de hidratação
Bela paisagem
Aguardei pouco mais de uma hora até o horário em que os ônibus levariam os atletas de volta a cidade. Fui conversando com a Ana e com o Sandro (outro brasileiro que ganhou da inscrição da Web Run). Ao chegar ao hotel, por volta das 17h00min, tomei um merecido banho e aguardei até às 19h00min, pois haveria a cerimônia de premiação e encerramento, que seria realizada no mesmo local do Congresso Técnico. Tivemos um verdadeiro banquete, desde sopa, até carne, espetinhos, bolinhos, além de refrigerante e vinho, tudo gratuito, as pessoas estavam satisfeitíssimas, comida que não acabava mais. Nesse ínterim, ocorreu a cerimônia de premiação, nas categorias geral e faixa etária (os três primeiros), tanto no masculino quando no feminino. Enquanto a maioria estava distraída com a premiação, os salgados das mesas foram substituídos por doces de todos os tipos imagináveis, experimentei todos. A organização exibiu no telão um show de imagens da prova, além de um vídeo muito bem editado, enquanto que, no mesmo espaço, os fotógrafos comercializavam as fotos impressas aos interessados. A organização parabenizou todos os atletas, citou o sucesso alcançado e garantiu a próxima edição em abril de 2013. Regressei ao hotel, pois precisava descansar, pois ainda tinha o domingo pela frente.
Chegada
Eu e a Leila
Leia e eu
Abaixo mais fotos da prova e da cerimônia de encerramento:

Ana e eu posando com a bandeira mais linda do mundo
Cartão-postal
Percurso muito bom
Descidas e subidas
Mais fotos (nesse momento fazia sol)
Um lugar inesquecível
Tranquilidade no percurso

Glaciar Perito Moreno ao fundo
Brasileiros fazendo os 10Km
Nesse momento garoava no percurso

Mesa de doces na cerimônia de encerramento
Vinho, champagne e muito mais na cerimônia de encerramento
No próximo capítulo, contarei o meu inesquecível passeio ao Parque Nacional dos Glaciares, onde pude conhecer de perto as geleiras. Não percam o final dessa grande viagem!!!

4 comentários:

  1. Ah, agora sim, o prato principal! Rsrsrs. Lindas as fotos do percurso! Se vc fez este percurso tirando fotos em 02h27min, acho que eu faria em 03h. Mas valeu a pena, não?
    Agora, aguardamos a "sobremesa"! Obriagda pelo compartilhamento!

    ResponderExcluir
  2. Oba!! Mais um capítulo. muito bem contando e aliado a esses imagens maravilhosas, faz com que sua aventura seja partilhada conosco!!
    Dan, que lugar lindo, lindo, lindo..........
    Parabéns!!!
    besos, kkk

    ResponderExcluir
  3. A Inscrição para 2013 está disponivel ???

    ResponderExcluir