terça-feira, 8 de março de 2011

[RELATO] Treino Especial no Pico do Jaraguá


Passadas duas semanas desde os 8Km da Primeira Corrida Mogi Shopping, sendo uma semana sem treinar, por conta de um dente do siso extraído, retornei apenas nas aulas de Deep Running, pois tinha como objetivo evitar raios solares na região do rosto e com isso acelerar a cicatrização da raiz do dente extraído. Nesse período recebi um e-mail do meu treinador Emerson Bisan convidando o pessoal para um treino especial no dia 20/02/11 no Pico do Jaraguá. Fiquei animado na hora, ainda mais por ser perto de casa, fazia quase um ano que não corria lá. Na véspera, no sábado, fui normalmente para o treino na USP, rodei 16Km e, em seguida fui para a academia fazer Deep “Water” Running. Ainda sentia dores na boca, principalmente porque ainda não havia cicatrizado por completo. E para contribuir, os dias de temperatura acima dos 30ºC parecia não ter fim.

A caminho do Pico

No domingo pela manhã, coloquei minha cinta Salomon com suporte para duas garrafas, preparadas com mautodextrina e fui em direção ao Pico do Jaraguá. O caminho de ida foi tranqüilo, passei pelas ruas do Jardim Mutinga, Vila Clarice e por fim Jaraguá. As ruas estavam desertas naquele horário. O treino estava marcado para começar às 08:30h, levei trinta e seis minutos para chegar ao local combinado, a entrada principal do Parque Estadual do Jaraguá. Cheguei com certa antecedência e fiquei aguardando, sendo que no local haviam outras assessorias e corredores anônimos iniciando os seus treinos. No horário marcado não havia encontrado ninguém, deduzi que poderiam ter chegado pela entrada lateral, fui até lá e reconheci o carro do meu treinador.

Dados estatísticos

De forma que pensei que eles já haviam iniciado a subida, comecei o meu treino num ritmo moderado. Para aqueles que não conhecem o Pico, existem várias formas de subir, a mais tradicional é a pela estrada, mas também existem formas pelas trilhas que existem dentro do parque. Nenhuma delas é fácil, cada uma tem o seu grau de dificuldade e a escolha do asfalto se dá pelo fato de ser a mais conhecida, pois havia pessoas que nunca estiveram lá antes. A escolha desse caminho teve o seu preço: o sol que iria nos acompanhar na ida e na volta. Tenho sido enfático com a temperatura porque tem atrapalhado bastante, e eu não via a hora de chegar o outono e o inverno.

Subida...(uma delas)

A distância até o topo é de aproximadamente 4Km, com uma altitude que varia entre 900 à 1100 metros. Existem subidas longas e curtas, íngremes e crescentes em curvas sinuosas. Encontrei vários atletas indo, voltando, ciclistas, enfim, uma grande movimentação de pessoas naquele dia. Fui fotografando pelo caminho, conforme vocês poderão ver nas fotos que postarei aqui. Ao chegar no topo, depois de quase 40 minutos de intensa subida, para minha surpresa não encontrei nenhum membro da equipe, deduzi que poderiam ter subido os mais de duzentos degraus que dá acesso as antenas de sinalização. Após subir todos os degraus é possível ter uma vista ampla e maravilhosa de boa parte da cidade, afinal ali é o topo mais alto da cidade de São Paulo.

Nem um pouco cansado (risos)

Galera da Nova Equipe

Somente quando desci as escadas é que avistei o Emerson e toda a galera da Nova Equipe. Disseram-me que estavam dentro do parque arrumando as coisas para o café da manhã pós-treino e que por isso eu não os havia visto. Tiramos a foto oficial e fizemos o caminho de volta, totalmente em descida. Conheci algumas pessoas da equipe que ainda não tivera a chance de conversar e assim o treino foi concluído ao retornarmos no ponto de partida. O treino havia terminado, exceto para mim, que ainda faria o caminho de volta para casa. Havia um mega café da manhã nos esperando, apenas para não ser tido como “anti-social” (risos), tirei algumas fotos, tomei um copo de suco, me despedi da galera e retornei para casa. A duração total do treino foi de 2h02min, contando os três intervalos que fiz nesse período.


Na descida tudo é mais fácil

A galera no caminho de volta

O treino no Pico do Jaraguá representa um ganho físico espetacular, pois é um trajeto em subida que nos propicia alternar treinos de subida, descida e exige uma disciplina diferenciada do que rodar em superfícies planas. Para os atletas que estão treinando para provas duras, como o Circuito Brasileiro de Corridas de Montanha, o Revezamento Bertioga-Maresias (último trecho principalmente), Volta da Ilha, Desafio Praias e Trilhas, Bombinhas entre outras, não pode deixar de colocar em suas planilhas os treinos no Pico do Jaraguá.

Café da manhã pós-treino

PRÓXIMO RELATO: MEIA MARATONA INTERNACIONAL DE SÃO PAULO

3 comentários:

  1. Valeu pelas dicas Daniel, estamos nos reunindo para treinar por lá neste final de semana.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Quando terá outra! somos de Vinhedo, tem alguém aqui da região que ira para o próximo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maruzia!

      Não faço mais parte da Nova Equipe. Mas não apenas eles, existem várias assessorias ou grupos de corridas que organizam treinos no Pico do Jaraguá. Fique atenta às postagens das assessorias nas redes sociais (Facebook ou Instagram), lá sempre tem boas novidades! Um abraço!

      Excluir