domingo, 15 de agosto de 2010

[RELATO] IV Corrida de Santo Antonio


por Daniel Gonçalves

Olá amigos, nem o intenso frio da cidade de São Paulo me impediu de sair de casa para participar da IV Corrida de Santo Antonio, realizada no município de Osasco/SP. A concentração do evento ocorreu nas dependências da Faculdade UNIFIEO e contou com pouco mais de 800 participantes, sendo que além da corrida de 6Km, havia a opção de 3Km para a caminhada. Aguardei o meu amigo Jorge na estação de trem Presidente Altino, pois ele vinha da longínqua Mogi das Cruzes/SP (levou quase 3 horas para chegar, contando os problemas de atrasos das linhas de trens que estavam em manutenção). Gastamos cerca de 15 minutos da estação até o local do evento. A largada estava programada para às 09h10, sendo que 10 minutos antes seria o início da caminhada. A retirada dos kits foi bem tranqüila, facilitada pelos nomes dos atletas fixados na parede, agilizando o processo de entrega por parte da organização. O kit, composto de camiseta (mais uma vez a famosa marca “Amphibia”, squeeze (que o nosso amigo Augusto - do ótimo blog Vamos Correndo - está enjoado de ganhar), uma revista Sport Life e alguns panfletos da faculdade. Confesso que foi difícil tirar o agasalho, por conta do frio, porém em poucos minutos já estava pronto para correr. Em homenagem ao meu time do coração, corri com a camiseta oficial de viagem do São Paulo Futebol Clube, presente de um amigo. O guarda-volumes, tão problemático na maioria dos eventos, estava muito tranqüilo, sem aquelas filas desorganizadas. Não posso esquecer de dizer que encontrei a simpática Elis, dona do competente blog “diário de uma corredora”, que até então conhecia apenas nas mensagens por e-mail.

Pórtico de largada/chegada

Podem reparar que a cada corrida, tenho a oportunidade de conhecer mais pessoas e aumentar o ciclo de amizades. A largada foi uma verdadeira festa, ao som de um animado locutor, chuvas de papel picado tornaram aquele momento muito especial. Por ser uma prova curta, não dá tempo para “estudar”, é largar forte e tentar manter o ritmo até o final. Tentei fazer o primeiro quilômetro numa velocidade moderada e assim, com o corpo aquecido, aumentar o ritmo nos cinco quilômetros seguintes. Realmente corrida de tiro curto não é o meu forte, me desgasto muito, sinto cansaço rapidamente. Outro ponto que me desfavoreceu foi o fato de não ter feito um único treino desde a Meia Maratona de São Bernardo, isso me atrapalhou, me deixou vulnerável a uma fadiga prematura. Apesar dos pesares, a distribuição de água foi muito competente, bem como a sinalização por parte da CET e dos staffs da prova. Já conhecia o percurso, sendo uma pequena alteração no terceiro quilômetro (um retorno bem demarcado). Uma observação interessante: a exemplo dos staffs da CORPORE, que julgo serem os mais animados nos eventos, hoje os staffs da Sportfuse não deixaram por menos, ainda mais com esse frio, estavam bem animados e incentivando os atletas.

Ao final, conclui com o tempo de 25:12min, para uma média de 4:12min por quilômetro, marca bem razoável, levando-se em conta que não é a distância que eu gosto de correr. Por um momento me senti na “Track & Field” ou no “Circuito das Estações”, pois não peguei fila para receber a medalha, e a distribuição de frutas foram à vontade, todas dispostas em enormes mesas, com maçãs e bananas. Ainda recebemos isotônico, e só para não passar despercebido, o acabamento da medalha não me fez sentir saudades de algumas badaladas corridas na cidade. Ainda pude encontrar o meu amigo velho de guerra Zolli, além de outras pessoas que conhecia de vista. Só vi um defeito na prova: a ausência de fotógrafos, pois um evento tão bem organizado não pode ficar sem esse registro, que servirá de exemplo para os demais organizadores de corridas de rua. Peguei o trem de volta para casa com a sensação de que valeu a pena acordar cedo nesse domingo tomado pelo frio.

Eu e o meu amigo Jorge, após a corrida

Já em casa, expondo a medalha

Maiores informações sobre essa e outras provas podem ser obtidas no site: www.circuitoosasco.com.br.

Minha próxima corrida será a inédita Track & Field Shopping Cidade Jardim, que ocorrerá no dia 22/08. Pelo alto preço da inscrição (R$ 160,00) creio que não faltarão recursos para oferecerem a melhor qualidade possível aos atletas.

5 comentários:

  1. Parabéns por mais essa conquista Daniel! E vamos correndo!

    ResponderExcluir
  2. oi, daniel!!!

    parabéns!!!
    foi dureza esquentar pra correr esses 6km kkkkkk
    mas valeu a pena!

    adorei ter conhecido você, ainda que rapidamente!
    na próxima, tiramos uma foto juntos!

    sucesso na track field!
    eu estarei na duque de caxias!

    parabéns pelo seu tempo! foi ótimo mesmo!

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi, Daniel! Obrigada pelo comentário no meu blog! Como estava frio ontem!!! Quase congelamos! Kkkk. Parabéns pela prova dem Osasco!
    A T&F da Cidade Jardim deve ser boa, mas o preço é muito salgado,né? Espero que vc se divirta! Boa prova!

    ResponderExcluir
  4. Olá Daniel,

    Parabéns, ótima participação!

    Gostei do seu relato, é bom saber sobre os organizadores menores como a Sportfuse.

    Bons treinos!


    Claudio Rinaldo
    http://numerodepeito.blogspot.com/
    http://cicloviadigital.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá Daniel, passei para te fazer uma visita, parabéns por mais uma prova cumprida...ja estou seguindo o seu blog
    \o/simbora treinar
    \o/simbora correr
    www.marlipalugan.blogspot.com
    Twitter:@marlipalugan

    ResponderExcluir